28/08/2012 - Passeio Linha do Corgo- Marão- Ciclovia Amarante

       Quando o Jorge me voltou a convidou para nova viagem no comboio surpresa, pois tudo pode acontecer, fiquei um pouco apreensivo, mas....lá aceitei. Desta feita fazia parte um grupo fortíssimo, composto por mim, J.Almeida, Leandro e o Coelho. O Objetivo traçado à partida era ir até ao Pocinho e daí fazer nova visita às gravuras no Côa, pois a última vez, conforme crónica que antecede, as coisas não correram como estava delineado.
        Eram 06H15 e o despertador já apitava, é preciso ser muito tolo para levantar tão cedo para ir pedalar. Com partida milagrosamente à hora, partimos de Campanhã até ao Pocinho, pelos menos era o que queríamos, pois,.... queríamos....
        Chegados à Régua, fomos informados que o comboio apenas seguiria viagem pelas 10H10, as coisas começavam pois claro a ficar na mesma linha das anteriores edições... e, eis que chegados à referida hora, fomos novamente informados que apenas haveria comboio às 12H00, mauuuuuuuuu. Pois bem, decidimos  não esperar, pois o mais certo era depois algum iluminado vir dizer que já não ia haver comboio. 
       Plano B: de imediato o supra-sumo do Presidente da Ecobike (J.Almeida) em menos de 15 segundos, decide planear um percurso de pró, que consistiria em fazer novamente a linha do Corgo até Vila Real, aí, subiríamos até ao Marão (antenas), e logo de seguida desceríamos até Amarante, para apanhar o comboio de regresso ao Porto.    E como não se pode contrariar sua alteza, pois o mesmo começa-se a babar e a cuspir por todos os lados, eis que todos a uma só voz dissemos "Siga Presidente".
     Tal como já relatado noutras crónicas, facilmente chegamos a Vila Real, tendo sempre a companhia de muita fruta pelo caminho, nomeadamente de figos de 2 qualidades, que estavam muito bons. Aqui aproveitei-me da altura do presidente, pois é para isto mesmo que servem, apanhar figos no cimo dos rancos, onde as pessoas normais não chegam....lol...
    Depois de uma pausa para almoçarmos avançamos em direção às antenas do Marão. Como não tínhamos trilho, tivemos de inventar um pouco e fazer algumas perguntas sobre a que horas passava o avião, até ao cimo. Contudo, como a hora começava a apertar, não conseguimos completar o percurso. Beneficiando que o Leandro ainda tinha o trilho que em Janeiro tínhamos feito do "Montain Quest", no que concede à descida estrondosa do cimo do Marão até Amarante, calculamos nova rota até esse ponto, e, siga viagem.
     Pelo meio ainda deu para circular pela futura A4, que pelo aspeto ainda vai demorar muitoooooo a ser finalizada. 
      Já com mais de 80 km nas perninhas e muito acumulado nas costas, eis que circulávamos contentes da vida até à estação de Amarante, até que, outra surpresa....esta já tinha sido encerrada desde 2009. Pois bem, uns riram, outros nem por isso, pois ainda tínhamos de andar cerca de 20 Km até à seguinte Estação. È pois, que o Coelho, retira um primo da cartola, e descobre que de Amarante até Livração, tinham construído uma ciclovia, sendo por isso bastante transitável. E não é que o Almeida de imediato ganhou nova vida e contente da vida, inaugurou a mesma, com o seu cavalo de pau. Pelas nossas contas, que nunca estão corretas, mesmo a andar a bom ritmo, nunca conseguiríamos chegar a tempo de apanhar o "quim".Durante o percurso ainda tive tempo de apanhar umas amoras, comer mais uns figuinhos e uma pêra, tão bom...O Leandro, que estava com tanta pressa, decidiu complicar um pouco mais as coisas e trilhou o pneu traseiro, numa má abordagem ao "buraco". Chamamos a equipa da Ferrari que prontamente resolveu o problema e siga viagem.
      Chegados à Estação de Livração e enquanto questionávamos o funcionário da CP, eis que surge o comboio, bem ficamos todos contentinhos da vida, pois com muita sorte não o íamos perder.Mas...calma.....pois logo de seguida o cobrador informou que o mesmo apenas circularia até Caíde, onde volvidos 6 minutos apanharíamos nova ligação. Pois bem, com tantas greves, protestos, peças que caem, comboios podres e outras coisas do inferno, constantemente o horário era alterado, ficando a secar até as 20H30 por novo comboio.
     Até tínhamos medo de entrar, pois tudo poderia acontecer. Quando finalmente chegamos a Campanhã, estavam lá os bombeiros ecobikes, Nuno e Paulo, para nos levar até às nossas habitações, são uns anjos estes moços.Pois bem, ficou mais uma des(aventura) para os lados da Régua, marão e afins, para mais tarde recordar, conseguindo ainda totalizar cerca de 95 km, com muita altimetria e pedra....are you ready.

Sem comentários: