DBR 2012 - 3º dia - Serra Alvão...empurra, empurra, empurra


...a noite já correu melhor, graças ao cobertor do vizinho, pese embora continuar a acordar dezenas de vezes.Uma vez mais a alvorada foi pelas 06H15, para os habituais afazeres matinais e os compromissos com o estudo que estava a colaborar. A etapa de hoje ia até ao Alvao, para cumprir a distância de 93 Km com um acumulado de 3100+.  As pernas estavam algo cansadas, mas pareciam estar minimamente preparadas para aguentar mais uma etapa dura. Claro que o problema da corrente estava sempre na minha mente, onde constantemente rezava para que não me deixasse ficar mal no dia de hoje.
     Assim, optei por circular de uma forma tranquila, sem forçar muito os andamentos. Pessoalmente gosto deste tipo de etapas, pois haviam um constante sobe e desce, muitas vezes apelidado de "rebenta pernas".
      Ao km 33 fiquei sem GPS, já com 1250+ de altimetria, o que me desagradou bastante, pois fiquei sem referencias nenhumas, e numa etapa tão longa, complica muito. Relativo ao percurso nunca tive problemas em seguir as fitas (marcações), já que todo ele estava sobejamente bem marcado, tendo sido este o sentimento geral de todos os atletas durante a totalidade das etapas.
     Para a Serra do Alvão, estavam marcadas várias passagens nos famosos "Rock Gardens" naturais. Muito técnicos, concentração e um pouco de loucura, para descer sempre montado em cima das máquinas, nestas autênticas descidas acentuadas de pedra, muita pedra. A descer continuo com muita confiança e grande parte dela aguentei-me bem, até que, para contar a história saboreei a dureza das suas pedras...lol...nada de grave, foi montar e seguir em frente.
       Claro que também passava sobre o Parque Natural do Alvão, com paisagens de cortar a respiração. Aqui, ao levantar a cabeça, (conforme ia tendo forças...lol...), ficava com vontade de parar de pedalar e ficar ali sentadinho horas a fio, a "navegar" sobre cada subida e descida, mas apenas com os olhos, aproveitando o silêncio e o retiro espiritual que este local nos oferece.
      Outro momento alto foi a Ponte de Arame sobre o Rio Olo. Neste local ia na roda de um outro atleta, quando se me deparo com a ponte. Digo-vos uma coisa, é linda, onde o primeiro sentimento que tive foi de parar e percorrê-la calmamente dizendo "pareço o Indiana Jones"...brutal esta ponte...tal como as fotos que foram lá tiradas.
       Claro que esperava ansiosamente chegar à queda de água das Fisgas de Ermelo, um local já muito conhecido por mim, mas que é sempre um prazer poder ver essa obra da natureza, que recentemente concorreu às 7 Maravilhas de Portugal entre as praias selvagens. Aqui tive muita inveja de ver várias pessoas a banharem-se naquela água fresca e límpida e eu a arder de calor...lol...
      Faltava o Monte Farinha ou Srª da Graça, local sempre bonito pelo menos de ver ao longe...lol...pois de perto, custa.....
     A grande diferença que senti para a Etapa do Marão, é que hoje as subidas eram penosamente efectuadas, muitas vezes a empurrar a "La Bella", graças às inclinações muito acentuadas. Demorei 08H19 a dar por término esta dura e sofredora etapa.
      Na reta da meta estavam o Leandro e o Coelho, juntamente com as suas companheiras, que gentilmente se deslocaram a Amarante para me dar um força e levar um saco cama para ver se eu dormia mais quente, pelo menos. Foi muito agradável estar com estes amigos sendo de louvar e registar este comportamento. Claro que aproveitei para lhes mostrar os principais locais da "Aldeia DBR", tal como a "minha tenda" e o Bike Park, para se poderem deliciar com as "máquinas". 
    Posteriormente o Paulo Lopes que reside em Amarante, também fez questão de ir dar um abraço e conversar um pouco, ao qual também agradeço muito.
     Depois destas surpresas sempre agradáveis, fui descansar um pouco, para logo de seguida fazer as rotinas normais, que tinham de ser sempre feitas.
     Estava na hora de mais um jantar para tentar recuperar ao máximo o peso e líquidos perdidos durante a etapa, onde segundo o Prof., um atleta nunca deve perder mais de 3 a 4% do seu peso numa etapa, sendo de extrema importância conseguir posteriormente recuperar ao máximo esse peso perdido.
     Claro que o momento alto, uma vez mais estava sempre marcado para mais uma sessão de fotos e vídeo extraordinárias, referentes ao dia de hoje. Era notório o aumento de pessoas na "aldeia", já que amanhã entravam em acção o pessoal do Ride e eram mais 202 atletas.
      A noite de certeza que ia correr melhor, em parte porque o pior estava feito e garças ao saco-cama do Coelho...lol...

video do 3º dia- Serra do Alvão:

Sem comentários: