Douro Bike Race 2012 - Are You Ready...



  ARE YOU READY.....ora bem, para o ano de 2012 queria participar em algo duro, muito duro. Foi aí que após uma breve pesquisa, estava escolhido ....DBR, ou melhor DOURO BIKE RACE. Esta é uma das maiores provas por etapas e duras, que se realizam no nosso país, logo era a ideal para uma vez mais por à prova os meus limites, pois é assim que gosto de estar na vida e no desporto. Para mim não é importante se o meu vizinho, colega, amigo de equipa, ou ex-equipa, ou seja ele quem for, ande, treine, participe, ou conquiste algo mais extreme que eu. Não o invejo, ou se o faço procuro fazer pelo lado positivo, embora nem sempre a capacidade intelectual de alguns, não o conseguem distinguir. Pois bem, falemos um pouco do que é isso do DBR. 

     A Douro Bike Race (DBR) é um desafio que a dupla João Marinho e José Silva lança a todos os praticantes de BTT que gostam da natureza no seu estado mais puro. A prova, a decorrer entre os dias 13 e 16 de Setembro, irá desenrolar-se em 3 serras míticas – Aboboreira, Marão e Alvão, logo quem já lá andou, sabe e sentiu bem a sua dureza.
      Destas serras podemos contemplar algumas cidades como Vila Real, Régua, Cinfães, Resende e Mondim de Basto e ainda outras serras em seu redor como Montemuro, Cabreira, Gerês e mesmo o Alto Douro Vinhateiro – Património da Humanidade.
       Claro que ou participo ou não, e desta forma decidi inscrever na mais dura, ou seja na EPIC (4 dias). Para os menos insanos ainda era possível participar no modo Adventure (2 dias) ou ainda no Ride (1 dia).
Este ano, a mesma irá ter um prólogo e mais 3 etapas, que passo a descriminar:

Prólogo - 1º dia
Prólogo: Esta é uma das novidades do DBR 2012. Sendo assim, no dia 13 de Setembro, que corresponde ao primeiro dia de competição,irá se realizar um prólogo que percorrerá pelas ruas mais emblemáticas da cidade Amarante, cruzará o rio Tâmega 3 vezes, Ponte de S. Gonçalo, Ponte Nova e Açude junto ao Parque Florestal, com cheirinho num single-tracks, de forma a aumentar o batimento das máquinas, para os dias seguintes. Servirá para apurar a ordem de partida para o dia seguinte. Em suma são cerca de 10 Km, com 250+ acumulado.


1ª Etapa - 2º dia
1ª ETAPA - SERRA DO MARÃOA Serra do Marão é só (lol) a 6ª montanha mais alta de Portugal, a cerca de 1415m altitude, e, só por isso mete medo.
Os kms iniciais variam entre o estradão em terra batida e os single-tracks que atravessam as típicas quintinhas nortenhas, com passagem pelas aldeias de :Gondar, Bustêlo, Murguido, Ferraria, Ermida, Covêlo do Monte, sempre sobejamente acompanhadas pelas magníficas paisagens que este local nos oferece. Esta etapa é a mais épica e remota das três. Em suma, são cerca de 85 Km, com 2700+ altimetria

2ª ETAPA - SERRA DO ALVÃO:
2ª Etapa- 3º dia
Considerada pela Organização como a mais dura da DBR 2012, porventura por ser acompanhada no horizonte pelo Monte Farinha, mais conhecido por Sra. da Graça. Tem aos 1339 metros o seu ponto mais alto. Já no Alvão, vamos percorrer o tão famoso Rock Garden, que pelo aspeto que tem vai ser feito com a bicicleta á mão, onde as pedras afiadas e o precipício não permitem qualquer falha na trajectória, por isso não é de arriscar, a ver vamos. Em suma serão 90 Km, com 2500+ altimetria.

3ª Etapa - 4º dia
3ª ETAPA - SERRA DA ABOBOREIRA:
Nesta etapa passaremos por Monumentos Megalíticos datados de 4500 AC e por muitas Aldeias de montanha preservadas. Tem como ponto mais alto os 1000 metros. Aqui vamos circular por Singletracks longos e técnicos e pelo Rio Ovelha. Em suma cão cerca de 50 Km, com 1500+ altimetria.




Com os últimos ultimatos, e devido á troika, o acumulado também subiu pelos vistos cerca de 1000, pelo que se chegar ao fim, terei 8000+ acumulado e 250 km nas pernas.
Claro está que se chegar a Domingo à tarde, quer dizer que terminei com sucesso um dos meus maiores objetivos e desafios pessoais em cima de uma bicicleta. Terminar será assim o 1º de todos os meus pensamentos.
Claro que partirei para esta aventura, triste por não ter comigo alguns dos meus amigos e que por diversas condicionantes pessoais, não conseguiram estar presentes no DBR. Mas de certeza que nos momentos mais difíceis, não os esquecerei, pois os meus amigos, estarão de certeza a torcer por mim....
o meu hotel no DBR 2012
a minha cama no DBR 2012
 Video oficial do DBR 2012:

Sem comentários: