DBR 2012 - 2º dia - Serra do Marão....sofrer, sofrer, sol, sofrer


..... a noite foi terrível, não consegui descansar nadica de nada, muito devido ao frio. A alvorada, estava marcada para as 06H15, pois ainda tinha de tomar o pequeno-almoço, equipar e preparar tudo para mais uma etapa e nada podia ser esquecido. 
    Dei continuidade ao estudo que já tinha anterior  ente participado na Universidade do Porto, onde diariamente quando acordava tinha de me pesar, de urinar para o copo, para ver o nível de hidratação que tinha e ainda descrever o mais minucioso possível o que tinha comido e bebido desde o término da etapa até àquele momento. No final voltava a fazer este processo, para apurar as diferenças e dar seguimento ao estudo.
      Pois bem, para hoje tínhamos o 2º dia- Etapa do Marão, que tinha uma extensão de 95Km, com um acumulado de 3020+. Isto só por si já parecia doloroso, mas ainda tínhamos para agravar mais a etapa o imenso calor que já se fazia sentir.
   Na meta, os atletas estavam dispostos conforme a classificação ob tida no dia anterior- prólogo, de forma a ser mais justo. O início estava sempre marcado para as 08H00, conforme o regulamento.
    Não obstante não ter descansado nada de jeito, parti confiante para esta etapa. Aproveitei o andamento bom de um grupo de atletas, para seguir com os mesmos. Contudo logo a seguir ao 1º abastecimento (Km 24), numa "picada" forcei a entrada de velocidade e a corrente encravou, meti ainda mais força e eis que acabei por a partir. Tinha um elo rápido, mas mesmo assim tive necessidade de pedir ajuda a um colega, mas com o stress as coisas não ficaram nada bem postas, e, eis que quando voltei a subir para a bicicleta e a meter força no pedal, ela voltou a partir e aí foi o desespero total. Já não tinha mais elos rápidos e já tinha perdido mais de 20 minutos nesta brincadeira e acima de tudo a pica e a confiança com que vinha a rolar até ao 1º abastecimento. Neste momento acreditem que me vieram muitas coisas à cabeça. 
      Depois de pedir ajuda a vários atletas, lá consegui arranjar um que tinha um elo de engate para corrente 10v e novamente com ajuda, as coisas desta feita ficaram bem e lá segui caminho, já muito atrás e sempre cheio de medo de voltar a ficar em terra. A cabeça aqui já não funcionava muito bem, e era apenas o espírito de sacrifício e dor, que me fazia seguir em frente. Então, marquei um novo objetivo: chegar ao próximo abastecimento e daí sucessivamente até à meta. Nestas paragens aproveitava sempre para encher o bidon, comer bem (melancia, laranja, melão, gomas, madalenas, bolachas, etc) e beber bastantes líquidos (coca-cola, água, bebida isotónica, powerwade) o máximo possível, pois a etapa estava a ser muito dolorosa, muito em parte ao calor que chegava perto do 40º. Muitas vezes nem sabia bem o que me doía mais, as pernas ou os braços, pois estes queimavam bem.
    Foram horas e horas a circular a solo, em que por vezes passava outros atletas, outras era ultrapassado, com muitas subidas já saboreadas por mim no "Montain Quest" feito em Janeiro com mais 3 amigos.As subidas no Marão, são intermináveis e mesmo as descidas são duríssimas. Não esqueço a subida de alcatrão com uma inclinação de 31%, ultrapassada com muita garra em "cima dela". 
   Passei pelas famosas aldeias de montanha, com pessoas sempre simpáticas a aplaudir e as sempre estonteantes paisagens sobre o Alto Douro Vinhateiro. Coleccionei no mapa as cidades de Amarante, Baião, Vila Real, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião e Régua.
     A muito sofrer lá consegui terminar esta etapa com o tempo de 7H51m, no total de 95,5 Km, com 3140+ altimetria, tendo gasto 5225 calorias, com a velocidade máxima de 61 Km/h,que medoooooo.
    De salientar que ainda estamos condicionados a ter de passar num ponto intermédio com determinado tempo estipulado, que se for ultrapassado, somos penalizados e temos de seguir por percurso alternativo até à meta.
        No final nas pesagens tinha perdido 1.300g., ficando com 66.2 no total de peso.
Fui de imediato guardar a bicicleta e meter as perninhas na água frio do rio, para recuperar o máximo possível.  
     Depois de descansar e relaxar um pouco, fui buscar a "La Bella" para lavar e lubrificar, que depois do sucedido e segundo a opinião dos mecânicos, não devia mudar a corrente, pois o mais certo é que teria de mudar tudo e ia ficar muito caro. Então decidi arriscar e se fez 70 Km sem partir, a ver vamos...
      Depois de um bom jantar foi altura de assistir ao Breaffing, onde sabe sempre bem assistir às fotos e video do dia, entrega dos prémios aos vencedores nas suas categorias, bem como a descrição da etapa seguinte que seria o Alvão.
      Mal acabou, saí logo a correr para caminha, onde esperava dormir um pouco melhor e mais quente, pois um colega tinha ido buscar um cobertor ao carro, já que as noites continuam terrivelmente frias.

Video do Dia 2 - Etapa do Marão:

Sem comentários: