30 Dezembro 2011 - Teste à Mondraker Lithium RR

Tive de esperar, mas foi quase no último dia do ano, que tive a oportunidade de experimentar a verdadeira bicicleta de suspensão total. Claro está que demorei a decidir sobre qual seria a minha escolha, para esta tarefa dificil, pois sempre fui grande defensor das rígidas, não tivesse eu uma Mondraker Podium.
    Esta escolha recaiu sobre a Mondraker Lithim RR, que me foi gentilmente cedida pelo Presidente do Clube Mondraker - Pedro Sousa.
     Claro que esta altura do ano, caracterizada pelo frio e chuva, o que mais apetece é ir até à piscina, com uma passagem pelo turco ou sauna e relaxar no Spa do ginásio. Contudo o "presidente" presenteou-me com esta surpresa inesperada e eu já não consegui dormir descansado, sabendo que tinha uma máquina sedenta de monte na minha garagem, pronta a ser experimentada.
     Aproveitando a oportunidade para também testar as últimas prendas do pai natal, logo pela manhazinha "montei no avião" e desloquei-me até à antiga Seca do Bacalhau - Afurada - Vila Nova de Gaia.  
     Claro que a sensação é esquesita, pois concerteza todos sabem a diferença de "condução" entre uma Bicicleta Rígida e uma Bicicleta de Suspensão Total. O conforto que senti foi abismal, devido à posição do corpo menos agressiva que esta proporciona e que a minha cervical tanto agradeceu. 
       Sem dúvida que descer com esta Lithium proporciona grande segurança com uma SID a comandar as operações, onde nem temos vontade de mexer nos travões e deixar ela deslizar pelo terreno mais agreste.
Claro que a subir e devido ao guiador mais largo, senti alguma dificuldade em me adaptar, pois faltava-me o ponto de equilibrio a que estava habituado na podium, pois sempre me habituei a subir sentado, de forma a conseguir meter peso na roda dianteira e não paliçar com a roda de trás. 
      O bloquear/desbloquear da suspensão no guiador é uma mais valia, pois não há necessidade de tirar maõs do guiador, principalmente quando nos esquecemos de desbloquear a descer e depois já é tarde....lol...
Estas rodas Easton são excelentes e fazem uma combinação muito boa com estes pneus Kenda, que sempre foram os meus preferidos.
     Quanto ao sistema zero da suspensão, funciona lindamente, onde se dá conta dela apenas quando necessário, não se sentindo aquele contante abanar da suspensão traseira, que tira rendimento e andamento.
     Em termos estéticos nada apontar, tem uma linha muito bonita e elegante, muito bem conseguida. Com um selim super confortável, esta bicicleta apenas requer e exige do rider, uma coisa simples.....pernas e mais pernas, pois ela está sempre a pedir velocidade...haja coração para aguentar...
     Obrigado ao Pedro e à Mondraker pela oportunidade dada.
Ass:TOJO

1 comentário:

Unknown disse...

Antes de mais, agradeço as palavras, mas amizade é assim mesmo e é também para estas (pequenas) coisas que os amigos servem.

Quanto ao texto, mais um bom relato de mais uma aventura, muito bem!

Continua, não pares.....

Abraço