Ontem (16 - quarta-feira), teve lugar o mega passeio nocturno de btt "Redescobrir Gaia", um dos maiores até à data naquela cidade, cuja participação ultrapassou as 200 vagas previstas no regulamento, obrigando a organização a aceitar à ultima hora mais cem betetistas.
Este passeio encontrava-se inserido na Semana Europeia da Mobilidade de Gaia, pelo que teve organização da câmara daquele município e o apoio do ECOBIKE.
O evento após um inicio confuso, começou dez minutos depois da hora prevista (21h10), com inicio acessível a todos, pois era a descer e em asfalto.
Depois encaminhou-se para uma das zonas mais bonitas da cidade, a zona histórica ribeirinha de Gaia, tendo descido pela Escarpa da Serra (Travessa de Cabo Borges Simão), com uma paisagem deslumbrante sobre o rio e a ponte D. Luís I.
Logo aqui os participantes tiveram uma amostra do que lhes esperavam, ruelas apertadas, de piso irregular e com pouca iluminação pública.
Isto "esticou o pelotão", criando uma imagem surpreendente, devido ao efeito das luzes das bicicletas na escuridão da noite, que infelizmente não temos fotos (os fotógrafos ou as suas maquinas eram fraquinhos).
Depois da passagem pela marginal começaram as dificuldade das subidas, dos trilhos em terra e sem iluminação, mas como vista sobre a marginal do Porto e de Gaia magnifica, para quem quis apreciar...
Seguiram-se as ruelas do Lugar do Castelo, sem transito e desertas de pessoas, que culminou numa descida por uma espécie de quelha, com alguns degraus no final, que fez muitos desmontarem.
Devido a estas dificuldades foi com naturalidade que o pelotão foi cortado em pequenos grupos espaçados entre eles, sendo necessário parar na marginal para reagrupar o maior número possível de elementos.
Tendo estas pausas sido aproveitadas para o convívio entre os participantes, para quem quis desfrutar das belas paisagens da nossa cidade na noite e ainda para os mais impacientes habituados a outros andamentos darem azo as criticas do costume.
Para testar a qualidade extraordinária dos presentes o percurso percorreu uma quinta privada (na marginal) sem qualquer iluminação e rodeada de vegetação, com uma ligeira subida em estradão e uma descida em single-track.
Depois de mais uma pausa, novamente para tentar reagrupar o maior numero de ciclistas e com alguns participantes a perderem-se por instantes na quinta por não terem seguido as indicações dos guias, dado que não havia qualquer sinalização.
Passeio seguiu depois pelas ruelas adjacentes as caves do vinho do Porto, até terminar na Avenida Ramos Pinto, à hora inicialmente determinada (23h00), onde se encontrava um grupo de cantares de Canidelo, animar os atletas, conforme iam chegando.
O evento terminou com o sorteio de 3 bicicletas, algumas entradas no SEA LIFE e jantares duplos em dois conhecidos restaurantes da cidade.
Os objectivos do passeio foram cumpridos com sucesso:
- dar a conhecer esta zona da cidade, em particular algumas ruas menos conhecidas, num ambiente mais saudável e agradável (sem carros);
- fomentar a utilização deste meio de transporte na Semana Europeia da Mobilidade/Dia sem carros.
OBRIGADO A TODOS PELA VOSSA PRESENÇA
Até o próximo passeio e utilizem mais a bicicleta
Sem comentários:
Enviar um comentário