05 Out 2013- 9ª etapa circuito NGPS- Guimarães

      E foi assim que tudo começou…… “tojo queres vir a Guimarães????...claro”… siga rumo à 9ª etapa.
     Tendo em conta, as últimas participações no circuito, e para não fugir à norma, fez-me companhia nesta epopeia, apenas o J. Almeida e o Bruno.
     Como prato principal estavam previstos 90 Km de puro btt, com uma altimetria a rondar os 2200+, nada que metesse muito medo.
      O staff da organização estava sediado no parque de campismo das taipas, onde depois de levantados os dorsais e mais umas ofertas, preparamos as coisas para mais uma jornada no monte.
    Depois de uma semana com tempo algo agreste, as coisas no fim-de-semana estavam bem risonhas e a temperatura logo pela manhã, estava bastante agradável.
    Eu prefiro logo uma subidinha para aquecer as pernas e preparar o principal músculo- coração, para o que vinha a seguir.
       O início da etapa era duro, onde a maior parte da altimetria era feita até aos 30 km, por isso depois desta parte ultrapassada as coisas melhoravam, ou não…….
       O piso foi uma agradável surpresa, pois estava seco e conseguia-se rolar bem, mesmo as subidas na sua maioria não eram de grande dificuldade, duras mas davam para ser ultrapassadas. Tal como já mencionado, devido à chuva durante toda a semana, faz aparer os temíveis regos, onde a atenção tem de ser sempre redobrada, pois ao mínimo erro, roda no rego e ….“já foste”…. se juntarmos ainda que temos de ir atentos ao Gps, dá
para ter a noção das dificuldades, só ao alcance de grandes prós…lol.. 
     O percurso foi muito bem escolhido, com descidas rápidas, paisagens bonitas, que deu para tirar as fotos para mais tarde recordar, tal como gosto.
        Perto do meio dia fizemos uma pequena paragem para comer uma sandocha e descansar um pouco as pernas.
Ainda percorremos uma parte do percurso na pista de cicloturismo de Guimarães, que deu para rolar mais forte e descansar as pernas do treme treme do monte.
       Um dos pontos altos, foi a subida à Penha. No cimo descemos atrás de uns grandes malucos, com uns carros especiais, sem travões, que se mandam por lá abaixo, conseguindo apenas afrouxar nas curvas, fazendo drift, que malucos… Mas aqui a loucura não se resume a isto, é que estavam lá os loucos do downhill.
       Uma das partes mais técnicas da etapa, consistia em descer a pista de downhill da Penha, mas com as nossas bicicletas de btt. Uma coisa é ver este pessoal a descer na tv, outra é sentir bem junto a nós. Mete medo a maneira como descem, estes sim, voammmmmmm…
      A parte mais temível foi numa das partes técnicas, quando ia com os olhinhos bem abertos e a travar com bastante força para não ser cuspido, senti algo a raspar no meu braço direito e a uma velocidade louca, o coração disparou. Quando me recompus, pensei que era o homem aranha, enganei, era nada mais que um dos colegas de downhill que quase me levava à frente….tive medo, muito medooooooo….lol…
    De seguida passamos bem no centro da cidade de Guimarães, que mais parecia uma noite de S. João no Porto, que grande ambiente que esta cidade tem. Claro que não podíamos deixar de ir ao castelo e tirar umas belas fotos junto do meu “primo” Afonsinho, que continua rijo como o aço…
    O restante percurso foi feito tranquilamente e em jeito de recuperação da cocinha que já tínhamos levado.
     No final a organização, que ficou a cargo da equipa 4team/btt, estava a presentear os atletas com fruta, bebidas e croissant, lá teve de ser, comi 2 e fugi rápido para não comer mais…lol…
       Ficaram as estatísticas: 90 km com 2400+ altimetria, feitos em 07H45 em cima dela e perdidas cerca de 3850 calorias. O coração rondou as 122 pulsações, chegando a um máximo de 162, tendo a velocidade rondado a média de 11,5 km/h e um máximo de 50 km/h.
      Uma vez mais completei esta etapa na companhia dos dois elementos da Ecobike: o sr. presidente – J. Almeida e o atleta mais promissor- Bruno.

   Obrigado por continuarem a convidar-me para rolar na vossa companhia…até à 10ª etapa na Maia.

Sem comentários: