28 Setembro de 2013- VIII Passeio ASPP/PSP

       Uma vez mais realizou-se o Passeio ASPP/PSP, que já vai na sua 8ª edição. Em 2010/2011 tive o privilégio de ajudar como guia a organização que esteve sob a responsabilidade da equipa Ecobike.
     Contudo, este ano, tendo em conta que o evento passou a ser organizado pelo recente criado Gabinete Desportivo da ASPP/PSP, e, por razões que não são da minha responsabilidade nem competência, foi decidido não convidar a equipa Ecobike no seu todo, mas sim, e como seria mais lógico, a meu ver, convidar apenas alguns elementos. 
  Durante o passeio, algumas pessoas abordaram-me a questionar o porquê da ausência dos Ecobikes, bem como a minha presença como guia, pelo que passo a explicar. Desde meados do ano de 2012, por questões pessoais, decidi “rescindir” o contrato que tinha com a equipa Ecobike.            Inclusive nesse ano, apenas fiz parte deste evento como participante, pelo que não tenho nenhum compromisso com esta equipa, a não ser a amizade que me une à maior parte destes elementos e que continua a criar “azia” a alguns.
    Acrescento ainda, que dois dos principais responsáveis pelo Gabinete Desportivo, são meus amigos - Gouveia e Reis, e principalmente este último, que é meu amigo de infância e de escola, pelo que já lá vão uns anitos.
    Fui convidado para dar o meu contributo como guia e não tinha nenhuma razão para declinar. Para mim, os amigos são mais importantes que clubes, equipas, pensamentos mesquinhos, vinganças, ou outras coisas que são cultivadas em algumas cabeças labirínticas e que continuam a ocupar muito tempo e bytes em muita boa gente.
    Pois bem, voltando ao passeio propriamente dito.   O dia estava com aspeto duvidoso, onde a qualquer altura podia cair chuvinha, contudo aguentou-se por ventura com medo do pessoal…lol…
   As inscrições uma vez mais voaram e os menos
cautelosos terão de esperar para o próximo ano.
Este ano a partida foi na Mercedes em Gaia e desenrolou-se por algumas das principais artérias desta cidade.
     O percurso foi sempre tranquilo, feito de forma a fomentar o convívio, camaradagem, amizade e boa disposição, já que é sempre este o objetivo principal do evento, havendo oportunidade de todos experimentarem um cheirinho de monte, quiçá para aguçar o apetite por esta modalidade.
   O normal abastecimento foi junto às caves do vinho do Porto, nas margens do rio Douro, de forma a descansar as pernas dos menos preparados e alimentar a barriguinha dos mais esfomeados…lol…
    De seguida percorremos a marginal de Gaia até ao Sr. da Pedra, para ganhar balanço para a última subida, esta sim, que fez estragos entre o pelotão, criando fraccionamento do mesmo.
     Já muito perto da chegada, e ao aproximarmos do porco, que pacientemente nos aguardava, as forças revigoravam-se, dando ainda para uma ponta final de todos os atletas…lol…    
     O almoço é sempre um dos pontos fortes, com porco no espeto e bebidas à descrição, havendo ainda para os mais felizardos, alguns prémios sorteados.

     Fica assim um abraço a todos os participantes e principalmente aos que conseguiram levar a bom porto este evento e aos meus colegas/amigos que colaboraram como guias, pese embora me doa a garganta de tanto dizer “encosta à direita”…não levem a mal, era para a segurança de todos….até para o ano…”o futuro de nós dirá…” 

Sem comentários: