25/02/2012 – Circuito N-GPS – Rota do Românico em BTT – Penafiel

       Com vista à preparação do grande ojectivo pessoal e de alguns dos elementos desta super equipa- ecobike,que é a nosa presença no DBR, nada mais que aproveitarmos as várias etapas do Circuito N-GPS, para meter muitos quilómetros nas nossas perninhas, fotes e godas…lol
     Estava assim marcada para este dia a 1ª destas etapas, ou seja, na já conhecida “Rota do Românico” , que se desenvolveria pela cidade de Penafiel. A mesma tinha dois níveis de dificuldade: RR50 – trajecto com 60 km e com 1600m+ acumulado, e, RR 80 km com 2200 m+ acumulado. As coisas não eram animadoras, mas como iamos muitos não tinhamos medo de ninguem….lol…
   Aceitei assim o desafio juntamente com mais elementos da Ecobike. Antes da partida foi feita uma reunião, onde ficou decidido que para não atrapalhar muito os trilhos, iamos atacar em duas frentes, ou seja, metade ia à maratona e os restantes à meia…lol…claro que também não queriamos monopolizar os banhos e o restaurante.
    Chegamos cedo para levantar dorsais, tomar café e ainda tirar as fotos da praxe da equipa, junto ao Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa. Assim perto das 09H00 foi dado o tiro de partida, onde comecei calmo e sereno para aquecer as pernas e preparar para o esforço que aí vinha. Logo ao km 2, tinhamos um carimbo que originou um pouco de confusão e muito tempo de espera, pois o grupo ainda se encontrava muito aglumerado, talvez um aspeto a rever no futuro.  Aqui e porque queria impor um ritmo constante e forte, decidi avançar sozinho, aproveitando os grupos que se formavam naturalmente à minha frente e que eu ia apanhando.

Como não tinha GPS claro que tinha que me sujeitar aos andamentos muitas vezes mais lentos do que eu queria, mas antes assim que me perder no monte…lol…  O Presidente, Nuno, Paulo e Ricardo(recém-papá) tinham optado pela prova mais curta- 50 km, ainda à procura da sua forma. Assim, entre o km 10 e 40, acompanhei  um grupo de colegas que vinham a rolar em bom nível. Contudo num dos pontos de carimbo, apanhei a roda do pessoal da Lousada BTT, que vinham num ritmo mais forte que o anterior, principalmente nos últimos 25 km, em que foi prego ao fundo, e estava a ver que o homem do martelo me ia apanhar e dar uma cacetada…lol…     Em suma passei  por pontos de interesse e sinalizados pela sua importância: Anta de Penafiel ao Km 15; ao km 18 – Serra da Brenha; ao km 24 – Talegre/Marco de Luzim; km 30 – Igreja S.Pedro Abragão;  ao km 36 – Igreja S. Gens – Boelhe; ao Km 39 – Praia Fluvial de Boelhe – Rio Tâmega, (e que bem que apetecia um belo mergunho); ao km 50 – Capela Nª Sª Cividade; ao Km 56 – Igreja S.Pedro;  ao Km 58 – Serra da Boneca (que calor que fazia e que duro que foi); ao Km 63 - Trilhos dos Moinhos de Cabroelo – dos melhores que fiz, ponto alto do percurso, muito bom mesmo;          Fiz ainda uma paragem de cerca de 30 minutos para almoçar mais calmo e retemperar energias, aqui já na companhia do pessoal do Lousada BTT que me deram boleia...lol.... Rolei sempre a muito bom nível, ficando satisfeito com a minha prestação e a forma física que apresento a esta altura do ano.      Sem dúvida que a bicicleta que levei para esta prova, Cannondale rígida toda em carbono, é algo de impressionante, principalmente a subir, onde demontra um poder muito grande de ataque e muito rápida a rolar. Tão leve que a consigo levantar com um dedo…lol…
    Cheguei à meta, situada na Escola E/B de Paço de Sousa, pelas 17H00, altura que fui carregar oxigénio e tomar o belo do banho.            Aproveitando o protocolo que a organização tinha, ainda fomos, almoçar/lachar/jantar, sopinha, carnes mistas e ainda bolo bolacha, lá foi dieta..lol…     
    Independentemente dos objetivos pessoais de cada um, uma vez mais estivemos presente num evento, e em grande número – parabéns Ecobike. Atente-se que ainda foi oferecido ao presidente da Kunalama (organizadores do evento) o galhardete da Ecobike.
O futuro de nós dirá….

1 comentário:

Unknown disse...

Mais uma crónica à maneira de mais um BTT à maneira.

Tive pena de não ter podido ir, mas mais passeios virão.