17 e 18 Fev. 2018 - Geo Tour 2018- Aldeias de Xisto

    Geo Tour 2018, é uma prova muito apetecível pela beleza singular dos trilhos e consequentemente pela dificuldade em conseguir uma inscrição para poder participar. Este ano estive mais atento à abertura e com umas cunhas pelo meio lá consegui uma inscrição em duplas, com o meu amigo Gouveia.
   O Portela também mostrou vontade em nos acompanhar e assim lá formamos uma "dupla de três" para atacar o Geo Tour 2018.
     Decidimos viajar na 6ª feira, para podermos descansar e não ter de partir de madrugada para fazer a viagem.  
         Pernoitamos em Tortosendo, nos sogros do Gouveia, não sem antes sermos recebidos com um belo de um jantar, para podermos atestar os músculos para o fim-de-semana de prova.
     A partida do 1º dia, era apenas às 10H15, por isso tínhamos mais do que tempo, para tranquilamente tratarmos de tudo.
     O staff estava montado no Pavilhão Multiusos do Fundão, onde levantamos os dorsais. Entregamos os nossos sacos, que seriam transportados para Pampilhosa da Serra e para o Hotel Villa Pampilhosa da Serra , no nosso caso, já que tinha sido este o pack aquando da inscrição.
       Estava um dia frio, mas com sol a tentar furar pelas nuvens, onde a azáfama é constante, neste tipo de eventos.
    Estavam inscritos 250 atletas, sendo este o limite que a organização acha que é este o número máximo de atletas, para poder garantir uma boa qualidade, é de louvar.
      É sempre agradável estar no mesmo palco com os grandes nomes do btt nacional, como David Rosa, Gamito, José Silva, pessoal do Seia, Vasconha, etc.


1ª etapa - Fundão- Pampilhosa da Serra, 83 km (76 km cronometrados)  com 1900+:


      Os primeiros 15 kms foram efetuados de forma rápida, com alguns pequenos single-tracks, até à localidade de Silvares, onde entramos nos trilhos.
        Deu logo para ver que não seria uma etapa boa para as minhas pernas, e dizia o "Outro", é pra ir tranquilo, tirar umas fotos e tal....aldrabão....
     Um dos momentos altos, foi a chegada ao Cabeço do Pião, lindíssimo este local. Claro que ainda tirei o telemóvel do bolso para umas fotos, mas teve de ser muito rápido, pois os atletas passavam a voar e fui logo deixado sozinho naquele local...arre burro...
   Depois foi descer, rolar pelo single-track do Moleiro, com 11 ganchos a 180º e que desafiaram a técnica apuradíssima do Portela...lol...
     Efetuamos uma paragem muito rápida no abastecimento, para comer alguma coisa, tão rápida que nem deu para saborear e tive de sair com a sande de presunto ainda na boca...
    Seguiu-se o track da Rota do Mineiro e a partir deste ponto foi seguir sempre ao longo do Rio Zêzere num percurso absolutamente extraordinário e muito belo.
      Saídos do Zêzere, efetuamos a última subida do dia até à localidade de Sancha Moura, onde foram registados os tempos da etapa.
      Cheguei todo rotinho e com uma valente dor de pernas. O percurso como tinha partes bem rolantes em estrada, tinha sempre muita dificuldade em acompanhar os dois bichos, mas com esforço lá acabamos com um bom tempo.
       Restavam 6 kms até à Vila da Pampilhosa da Serra, em que foram feitos já em relax, passando por um extraordinário single-track com 5 kms de extensão. O trilho era numa ravina que foi afetada pelos incêndios e era algo perigoso, mas muito bonito. A chegada à Pampilhosa da Serra foi feita pela praia fluvial.
      No final ficaram registados 83 km com 2000+, feitos em 04H02 de prova , conseguindo o 11º lugar em 49 duplas;
    Depois de vermos os nossos aposentos, viemos até à cidade para descontrair e comer algo, aproveitando o dia que estava muito bom.
     Ainda bem que o jantar foi servido a alguma distância do Hotel, tendo em conta o que comemos, bem que precisamos de uma boa caminhada para desmoer.
    O dia seguinte ia ser bem diferente, pois a partida iria ser dada muito cedo, daí termos decidido, levantar cedinho (06H15) para tomar o pequeno-almoço e preparar a etapa.
       O que eu não sabia, é que iria ter de dormir com um urso no quarto, que transformou a noite, num autêntico pesadelo, raio de urso, que não se calou.... (urso do Portela)...


2ª etapa - Pampilhosa da Serra - Fundão, 77km com 2000+:

      Estava com uma valente dor nas pernas e sabia que os dois brutos não iam facilitar a minha vida. Começamos à morte, e até vómito veio à boca. Levamos logo com a subida até à localidade do Cabril, onde era bem visível a paisagem marcada pelos incêndios, onde a localidade de Praçais foi onde o fogo consumiu terrenos e casas deixando uma marca difícil de apagar.
         Ao km 8 e quando estávamos integrados no 2ª grupo, o Portela furou e o esforço inicial foi logo para o "maneta". Tendo em conta as características do terreno, fui andando devagar, pois sabia que eles rapidamente me iriam apanhar. Só que o problema foi complicado de solucionar, de tal forma que todos os atletas os ultrapassaram, mesmo todos... começando novamente de último.
      Contudo eu, ao km 18, tracei também o meu pneu da frente. Ainda parei para ver se o líquido tapava, mas nada, fui obrigado também a meter camara de ar, para seguir caminho, e aqui também foram tantos os atletas que me ultrapassaram que ficou logo desanimado. 
          Mas bem, estava à espera que a qualquer momento eles chegassem até mim, mas nada. Vai daí, ligo e o Gouveia diz que tinham voltado a furar, esquece, ainda estavam a quilómetros de mim.
          Eu ia a solo, a curtir os trilhos em redor da barragem da Santa Luzia. Inicialmente entre escarpas
rochosas até à localidade do Casal da Lapa e depois a rolar com a barragem ao lado. Uma pequena subida seguida de uma descida até um magnífico trilho entre Unhais-O-Velho e Aradas, passagem pela Cova da Beira e em especial as encostas das Minas da Panasqueira, as quedas de água da Aldeia de S. Francisco.
         Após um check-point, decidi encostar a bike e esperar, para em modo desligado da competição, concluir a prova. 
     Os últimos quilómetros, numa parte mais rolante, foi feita a voar, com as motas na frente a cortar o vento.
     Já nada havia a fazer, a sorte de uns é o azar de outros, e hoje não foi o nosso dia, com tanto problema complicado para resolver, é mesmo assim o btt.
     No final fizemos os 77,5 km com 2300+, e acabamos na 30ª posição de 49 duplas, com o tempo de 05H37, meu deus que arrepio...
  No final dos dois dias, ficamos em duplas na 23ª posição com 09H40 de prova...
Ficamos tristes, porque pelo que fizemos no 1º dia, merecíamos muito mais, mas não deu.
     Em termos gerais, esta é um excelente prova, com passagens por locais muito bonitos, feita por uma equipa muito experiente e simpática na sua organização, em que nada falhou.
      Em último, uma palavra de obrigada, para os amigos que me acompanharam nesta prova, e que contribuíram em muito para um agradável fim-de-semana, passado sempre de forma divertida e tranquila. Uma boa dupla de três.....

Sem comentários: