Tentei participar na 1ª edição desta prova (2014),
mas na última semana decidi entrar dentro de um veículo, pela mala, tendo como
consequência, uma costela partida e a participação por água abaixo.

Mas não estava satisfeito e queria muito ser
finisher na VCPGE.

Para este ano contava com a companhia do meu
amigo Gouveia. Basicamente tínhamos como inconveniente apenas termos 150 km
feitos em bicicleta de btt, muito pouco para esta prova.

Claro que já lá vão uns aninhos que não andava de
rígida e muito menos de roda 29. Todos conhecem os seus benefícios, mas eu
venho de uma suspensão total e roda 26, mas decidi arriscar e ainda bem que o
fiz.
Esta edição foi composta por 3 etapas em linha,
que percorreu as regiões do Douro litoral e Alto Minho, com cerca de 275 km e
mais de 7000+ altimetria.
1ª etapa VCPGE– Vila do Conde - Fafe – 76 km com
1730+:
Chegamos cedinho ao quartel-general montado em
Vila do Conde, onde depois de recolhermos o kit de participante, calmamente fomos
preparar tudo para começar a nossa aventura e nada ficar no esquecimento.
Depois
de entregue o saco que seria levado para Fafe, com tempo fomos apreciar e
curtir toda a envolvência de uma prova desta categoria, com muita gente
conhecida, que ajuda a elevar a fasquia da mesma.

Deu ainda para reviver velhos conhecidos e
amigos.
Às 09H30 o controlo 0 estava aberto e agora já
nada contava, éramos nós, a máquina e o monte…lol…
Ao tiro de partida, foi dado às 10H00, e o Gouveia começou logo a atacar, onde nos primeiros 12 km o meu GPS não parou mais de tocar, significando que estava a 180 pulsações. Estava a morrer e as coisas ainda tinham agora começado.
Ao tiro de partida, foi dado às 10H00, e o Gouveia começou logo a atacar, onde nos primeiros 12 km o meu GPS não parou mais de tocar, significando que estava a 180 pulsações. Estava a morrer e as coisas ainda tinham agora começado.


Perto do abastecimento de Vizela, apanhamos o
Guedes e o Pedro, que se encontrava algo combalido devido a uma queda, bastante
feia. Acabamos assim por rolarmos juntos na praia Fluvial de Vizela (Km 60) e
por fim a ciclovia de Fafe com 7 km de percurso, em muito bom ritmo.
A meta estava montada em Fafe (pavilhão
multiusos), tendo assim percorrida as cidades de Vila do Conde- Trofa- Santo
Tirso-Vizela- Fafe.
Estatisticamente fizemos os 76 km em 03H54, a média de 20km/h, atingindo o máximo de 56,5km/h e
bat. cardi. médio de 152 puls.
A etapa foi concluída 38º lugar na geral e 9º escalão Master 40;
Uma palavra para o comportamento extraordinário desta bike, em que arrisquei, como disse por ser rígida e 29. A descer passa por cima de tudo, sem dificuldades, permitindo andamentos muito superiores.
A subir, graças à sua leveza e rigidez, cada pedalada é aproveitada ao máximo, e nada se perde, é sempre a "comer" terreno. A rolar não precisa de muita força, em que devido ao atrito do tamanho da roda, é só deixar cair a perninha...lol...E a sua comodidade, é incrível, às vezes pensava que estava na minha, tal era a sua comodidade.
Em muitas provas, terminava com bastantes dores na cervical, o normal, nesta 29, nada, cheguei ao fim dos 3 dias e nadinha de dores na cervical, tendo a ver claro com a condução confortável que permite, em suma, é uma bike muito acima da média, é uma verdadeira "viúva negra"...lol...
Cheguei morto mas feliz pelo tempo e lugar alcançado. Restava levantar o nosso saco e aproveitar o fast recovery muito bom, para encher a barriguinha.
A subir, graças à sua leveza e rigidez, cada pedalada é aproveitada ao máximo, e nada se perde, é sempre a "comer" terreno. A rolar não precisa de muita força, em que devido ao atrito do tamanho da roda, é só deixar cair a perninha...lol...E a sua comodidade, é incrível, às vezes pensava que estava na minha, tal era a sua comodidade.

Cheguei morto mas feliz pelo tempo e lugar alcançado. Restava levantar o nosso saco e aproveitar o fast recovery muito bom, para encher a barriguinha.
Depois de escolher um colchão, que seria a minha
cama, para estas 2 noites, lá descansamos um pouco, tendo de seguida entregue
as nossas “máquinas” que seriam lavadas e lubrificadas pela organização,
ficando posteriormente num parque controlado pelos mesmo.
Só miminhos, não
faltava nada, tudo tinha sido pensado ao pormenor.

Aproveitamos para ir até ao centro de Fafe para
descontrair um pouco do stress da prova, onde perto das 20H00, fomos jantar.
Aqui as coisas correram um pouco lentas, tendo levado uma seca de 01H30 na fila, mas depois acabamos por compreender o que tinha corrido mal.
Aqui as coisas correram um pouco lentas, tendo levado uma seca de 01H30 na fila, mas depois acabamos por compreender o que tinha corrido mal.
Restava assistir à cerimónia da entrega dos
jersey de líderes, preparar as coisas para o dia de amanhã e principalmente
descansar.
Aqui, as coisas também não correram muito bem, para o meu lado, pois calhou-me um colega que ressonava e bem.
Bem, foi dormir, acordar, voltar a dormir e acordar, toda a noite nisto, meu deus….que medoooooo.
Aqui, as coisas também não correram muito bem, para o meu lado, pois calhou-me um colega que ressonava e bem.
Bem, foi dormir, acordar, voltar a dormir e acordar, toda a noite nisto, meu deus….que medoooooo.
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