19 Maio 2013 – 4ª Etapa Circuito NGPS – Rota do Mel - Mondim de Basto

     Parece que voltei a ganhar o gosto pelo circuito NGPS. Esta etapa proporcionou uma visita à cidade de Mondim, onde pelas 06H45 já estava a ver as gaivotas na Afurada, já que a concentração estava para aí marcada, lembrando “volta cama estás perdoada”…lol…

    O dia tinha nascido com temperaturas baixas, onde o nevoeiro continuava a dormir e a ameça de chuva era constante. Depois da logística tratada, a viagem foi feita na companhia do Jorge Almeida, Bruno e Barrote de forma tranquila e meia ensonada. 
    Em virtude de não haver uma partida oficial no NGPS tínhamos decidido que partiríamos logo que estivesse tudo prontinho a rolar e assim foi feito. Para o efeito juntou-se ao grupo o Laranjeira, tendo o Barrote decidido ir com um amigo à prova mais curta. 
   
Pela altimetria e indicações fornecidas pela organização, não estavam previstos grandes empenos e dificuldades de maior, conforme posteriormente se veio a constatar.    
    Nesta etapa rolava-se bem, em que o piso não apresentava grandes dificuldades, salvo sermos obrigados a refrescar os pézinhos em algumas partes do mesmo.
     Já com uma parte do percurso feito, fomos presenteados com um abastecimento de mel com broa, proporcionado por um apicultor da região, que em conversa salientou que a chuva e mau tempo, dificultou em muito a produção desta iguaria que eu tanto gosto e delicio-me diariamente.
    Contudo a chuva andava sempre na nossa frente e tinha a sensação que se andássemos muito rápido íamos mesmo nos meter por debaixo dela. 
     A nossa sorte foi ter encontrado o “Bar do Leandro” que logo aproveitamos para restabelecer as forças e comer a bela da sande com presunto. Aqui permanecemos até a nuvem ir à vidinha dela, já que nos minutos seguintes caiu um grande aguaceiro e o frio fez-se notar ainda mais.
   Bafejados pela sorte, e quando já estávamos decididos a “levar com ela na cabeça”, eis que surge um sol quentinho, que alegrou logo a malta.        
    Tendo em conta, que este ano, não fazia parte do itinerário a subida à Srª da Graça, estava assim marcado o ponto mais alto, para a passagem da ponte de arame, em pleno Alvão, que serviu para reviver a memória do DBR feito o ano passado. 
     O resto da viagem foi feita de forma tranquila, sempre com enormes paisagens, silencio e tranquilidade, que aquele local sempre proporciona e que tão bem faz à alma…lol..
      Foram assim cumpridos os 62 km com altimetria de 1900+, em pouco mais de 5H00 de andamento.     Depois das fotos da praxe, e, de um belo banho de água fria tomado, que muito me custou e não havia necessidade…ainda deu para comprar um frasco de mel, lá tinha de ser.
      Para fugir às normais “coças” do NGPS, a dificuldade da chuva e frio, foi o principal problema. 
      Obrigado a todos que me acompanharam neste dia de btt e venha a próxima etapa…


Não deixes de ver o Video do evento:

Sem comentários: