30 Outubro de 2011- Taça Regional de XCM - Maia

        Decidi aproveitar o facto de se realizar uma prova de BTT na Cidade da Maia (por isso bem pertinho), para voltar a testar as minhas perninhas, tendo convidado o Eco-Pró-Ricardo para me fazer companhia, em mais uma aventura, salientando que o apuro era revertido para a instituição APPACDM.
        E porque era uma prova pontuável para o Regional XCO, era uma estreia para mim, que aguardava com alguma expectativa, mas já lá vamos.
      Desta feita, não houve necessidade de madrugar, pois a largada apenas se daria às 10H00 e era a um passito de casa. 
      Depois da logística tratada, partimos perto das 08H30 para local partida, com pequena paragem ali perto para tomar pequeno-almoço e acomodar bem estômago, não fosse falhar as forças a meio.
      Depois de feita a última verificação às nossas “meninas”, nomeadamente pressão pneus, verificação óleo motor e direcção, água do radiador, limpa pára-brisas e escovas, sentia-se algo diferente do que estou habituado, ou seja: imensas equipas com atletas que transpiravam a muito treino; muitos carros apoio cheios de bebidas, peças, equipamentos e logística; prós nos rolos a fazer aquecimento; e acima de tudo muitas bicicletas rígidas, mas tudo com topos de gama, no que concede a marcas e componentes, pois este pessoal pró, só anda bem montado…lol….isto hoje prometia…lol…ui que medoooooo… 
      Nas boxes encontrava-se o Eco-Pro-Kiko, que se juntou a nós no aquecimento para a prova.
      Na meta, com partidas diferenciadas, encontravam-se cerca de 370 atletas, em que partiam primeiro os Federados, depois a Maratona 60km (onde estava o Kiko) e por fim os da Promoção (40Km) onde eu e o Ricardo, estávamos inseridos. 
      Com largada dada, eis que o pessoal explode de imediato tentando logo de início chegar à frente no sentido de escolherem a melhor posição possível, sendo um cariz para mim de extrema importância, nesta modalidade.
       Pessoalmente também gosto de partir forte, mas não tão forte como este pessoal arranca…lol…contudo, aproveitando logo a subida em alcatrão, cheguei à frente, onde começou logo mal, ou seja, os prós seguiam coladinhos ao carro da Polícia Municipal que ia abrir caminho, e eis que todos param, porque estávamos todos fora do trilho. Foi a debandada geral, os mais lentos na frente da corrida, os federados todos atrapalhados a invertes sentido marcha e terem de passar todo o pessoal novamente uns em cima dos outros, travagens bruscas, rodas a roçar umas nas outras, ouvindo-se “esquerda”, “direita”, “meio”, “deixa passar”, “cuidado”… enfim começou bem…
         Logo de seguida e no meio disto, entramos no monte, num singletrack onde ninguém conseguia ultrapassar ninguém, e aqui gerou-se nova confusão, com pessoal a querer passar pelo buraco da agulha, encostando os outros para a berma, onde vi as coisas mal paradas para um miúdo, que queria voar por cima de tudo e todos e aos gritos, onde por pouco ia voando para o chão…lol…
        Claro está que o pessoal que participa nestas provas, são indivíduos com planos de treino elaborados, com tempo e disponibilidade e muitos deles pelo que vi e apurei, pertencentes a equipas grandes com logísticas bem aceitáveis para uma modalidade como o BTT.   
       Durante o percurso, fiquei contente com a maneira como continuo a descer, pois estou com muita confiança, não obstante não ser a minha praia, nem a da minha máquina.       
      Quando era a rolar, e porventura devido aos elevados andamentos, não sentia muita força nas perninhas, o que me impossibilitava muitas vezes de acompanhar a roda de alguns prós. A subir, que é o meu forte,  foi porventura onde mais fracassei, continuando com o problema das últimas provas, em que a pedaleira pequena teima a não entrar, obrigando esforço suplementar, que pagaria mais tarde.
       Ainda deu para fazer breves paragens nos dois abastecimentos onde haviam bebidas isotónicas, fruta, água, marmelada e bolos.
      Nos últimos kms comecei a sentir picadas nas duas pernas e a ter coimbrãs, coisa que até hoje, nem sabia o que era. Quando apareceu a placa dos 5km para a meta, ainda tentei atacar um pouco mais o andamento, mas sempre que me metia de pé, tinha de imediato de sentar, pois as minhas “moletas” iam abaixo, em sinal de muito cansaço.
       Eis que surge a meta, onde na última travagem, as dores já eram tanto que ia mandando o cronometrista abaixo, provocado pelas “cabras”…lol…
      Foi então que finalmente consegui ver o Ricardo na fila para lavar a bicicleta, pois nunca consegui cheirar a roda deste, tendo este tido tempo para experimentar o soalho e fazer um lanho no joelho, antes isso, que estragar a bicicleta…lol
Na meta salientava-se um LCD com resultados inloco através dos cnometrsitas da Sportchip, tava muito bonito e diferente.
         Em termos gerais, foi uma experiencia agradável, com pessoal com outro tipo de treino e andamento, como é o caso por exemplo do Amado, jovem da Selecção nacional, que esteve nos Campeonatos do Mundo, abrilhantando mais a nossa prestação. Consegui um honroso 44º lugar com 2.18.57, onde o Ricardo ficou em 40º lugar com 2.17.40 e o Kiko não aparece na classificação.
Os Eco-Pros: Ricardo, Tojo e Kiko

1 comentário:

Anónimo disse...

Tojo...excelente a crónica...mas esqueceste-te de dizerque tiha sido inscrito na Maratona dos 60km e fui fazer a mesma que a vossa, ou seja os 40km...logicamente e como se trata de outro campeonato, nem sequer contaram com aminha classificação, pois contei-a eu porque fiz apenas mais 22m que voçês...ab e bjs...não estou assim tão mal...kiko