24 Setembro 2011 - Passeio ASPP/ECOBIKE - "Pelos Carris da Memória"

Dream Team
      Uma vez mais, foi acusada uma chamada telefónica, no telefone ultra-secreto da Ecobike, onde foi solicitada a colaboração desta super equipa, para juntamente com a ASPP, organizar aquela que é uma das maiores iniciativas desportivas desta associação, ou seja “Passeio Cicloturismo ASPP/PSP.       Depois de algumas reuniões no seio do clube, foram saindo várias ideias e percursos, que se foram desenvolvendo e apurando no terreno, chegando à escolha do tema “Nos Carris da Memória”, com uma clara alusão aos velhos eléctricos que voltaram a circular pela nossa cidade. 
a delinear tática jogo

        Este tipo de passeios são sempre tidos para o clube com muita responsabilidade e empenho, em que o percurso é sempre alvo de muita discussão e com constantes alterações, até chegarmos àquele que nos parece o mais apropriado. È sempre interessante e exigente, traçar um “viagem” onde temos como participantes crianças com 8 anos e jovens com 60; níveis de treino tão díspares, com prós que fazem treinos bi-diários a “confrontarem-se” com pessoal que apenas joga sameirinha…lol…; bicicletas pomposas de milhares de euros em despique direto com cavalos de pau (alguns de ferro) do bike tour, em que cada pedalada e mudança velocidade mais pareciam o trabalhar de uma serralharia; gordos e magros; carecas e cabeludos; etc, etc,etc…
       Este ano o local escolhido, foi o Palácio Cristal, onde nos seus jardins tão bonitos, seria dado o início e posteriormente servido o almoço. Sem dúvida um dos locais mais bonitos da nossa cidade para este tipo de eventos, local tranquilo e com uma vista estrondosa e privilegiada sobre o nosso Rio Douro.
      Tenda montada, começaram a chegar os participantes para levantamento do seu kit inscrição, que consistia num Jersey (diga-se que muito bonito), juntamente com o frontal para colocar na frente da bicicleta. Aos poucos a moldura humana começou a ganhar cor e número, com boa disposição e conversa entre os presentes, devidamente animados por elementos do ginásio Virgen Activ, que aproveitaram para fazer suar um pouco os participantes e aquecerem as perninhas para o passeio.

Ice Man - Tojo
       Assim, por volta das 10H00 estavam as condições reunidas para dar início ao que tanto esperávamos, ou seja meter cerca de 210 “atletas” devidamente equipados com o Jersey alusivo ao evento, que mais parecia uma tela amarela e branca, pintada de 20 pintas de verde…lol…correspondentes aos guias da Ecobike.       A gaita suou, as máquinas começaram a deslizar pelas artérias desta cidade, passando e percorrendo alguns dos locais mais emblemáticos, percorridos pelos velhos eléctricos, que nos transposta e nos enche de nostalgia e memórias, fazendo jus ao tema “Nos carris da Memória” Foram assim feitos cerca de 30Km em perfeito passeio, tranquilidade, com andamentos que dava para desfrutar da paisagem bonita da nossa cidade, passagem por locais que raramente se tem oportunidade de circular de bicicleta e muito menos com cerca de 240 pessoas em pelotão, sendo constantemente saudados e aplaudidos pela população tão afável da nossa cidade. A preocupação da Ecobike estava em trazer até ao ponto de partida todos os participantes em segurança, tentando criar uma “caixa” em tamanho grande.        Assim pelas 13H00, depois de superada a “subidinha” da Restauração, que deu água pela barba a muitos, já cheirava à comidinha. A parte mais difícil estava concluída e com êxito, ou seja, exceptuando alguns problemas mecânicos, todos tínhamos chegado ao fim sem acidentes e complicações, e isso é sempre o que mais nos enaltece, pois precisávamos de todos para dar “derreter” os porcos.
      Com os nossos “cavalos” encostados a descansar, estava na hora de dar trabalho aos dentes. Com uma vista fabulosa para o Rio Douro, estavam montadas as mesas com entradas deliciosas e com 2 porcos a andar à roda no verdadeiro espeto. Sem dúvida o almoço estava muito bem conseguido, onde abundavam sandes de porto, feijão preto, saladas, vinho sumos, etc, havendo ainda o cafezito, para recompor o almoço.
       No final do autêntico “ manjar dos deuses”, ainda ouve tempo para entrega de lembranças e a distribuição de vários prémios, gentilmente cedidos pelos patrocinadores e que muito se tem que agradecer, pois são os que tornam possíveis estes eventos.
Para acabar em festa, foi tirada uma foto de grupo, havendo tempo para degustar um bolo em tamanho XXL, ou seja acabar com cereja no cimo do bolo.
Foi sem dúvida mais um dia muito bem passado entre amigos e colegas que nem sempre temos oportunidade de ver, amizade, confraternização, brincadeiras, recordações, fotos, para mais tarde recordarmos. No que respeita ao clube (ECOBIKE), agradece a colaboração, a amizade e boa disposição de todos os presentes. Como costumo dizer “ Só eu sei porque não fico em casa”
ASS: Vìtor Santos (Tojo)

Respectivo vídeo evento:
http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D7yyWrjFh5d8&h=dAQBM9F7mAQDLdKhCHcGJknym4ho_-OGExRZuKyzYhFWanQ

Sem comentários: