Circuito NGPS 2012

       O Circuito NGPS tem por base criar etapas com algum grau de dificuldade, sendo exclusivamente orientado por GPS e em autonomia total, de forma a reduzir os custos para os organizadores e participantes. Como é óbvio os organizadores tentam mostrar os melhores trilhos existentes nas suas zonas. De salientar que não existem classificações, sendo o principal objetivo o convívio e amizade entre atletas.
      Como prometido aqui ficam algumas fotos e estatísticas, deste ano, cumprindo os  maiores empenos de 7 etapas, no total de 8 que compões o circuito este ano.

     Assim, a 1ª Etapa do Circuito começou com a Rota do Românico, na cidade de Penafiel e sob a responsabilidade do grupo Kunalama. Nesta prova experimentei a Cannondale Flash Carbono e com ela cumpri quase sempre a solo, os 80 Km com 2200+ altimetria, com passagem pela Serra da Brenha; Margens do Rio Tâmega; Serra da Boneca; Trilhos do Moinhos de Cabroelo, etc...    

       
A 2ª Etapa do Circuito, denominada "Trilhos Super Fraquinhos", desenrolou-se na cidade de Braga e foi organizada pelos grupo "Super Fraquinhos". Esta etapa foi comprida na companhia do Pedro (C.M.) e dos Ecobikes, Leandro, Coelho e Luís. Foram cumpridos os 74Km, com 2150+ altimetria, com passagem pelo Penedo das Letras; Santa Marta; Nascente do Rio Este; Bom Jesus; Sameiro; Sete Fontes e Sé de Braga.
.
      A 3ª Etapa denominada "BV Figueira" decorreu na cidade da Figueira da Foz. A organização lançava o desafio "os Homens não são aqueles que perante a ameaça de chuva ficam na cama, os Homens aparecem e dão a cara ao vento e à chuva, são esses que nós queremos que venham ao desafio B.V. Figueira.      
      Realmente as condições climatéricas e do terrenos estavam muito más. A este desafio compareceram os Ecobikes J. Almeida, Nuno, Quelhas, Luís Correia e o Sr. Carvalhal. Cumpri parte da etapa na companhia do Bartes da equipa Kunalama, na totalidade de 82,5 Km e 2015+ atimetria, com passagem pela Serra da Boa Viagem; Rio Mondego e a sua foz; Praias Quiaios; Buarcos; single track "enforca cães"; Serra da Boa Viagem; Casa da Pinha e Marginal da Figueira.

     
 A 4ª Etapa decorreu na cidade de Mondim de Basto, denominada "Rota do Mel" e foi feita na companhia do Pedro e do Márito. Os trilhos desta feita estavam secos, mas o percurso era muito duro, com muita pedra, característica daquela zona. Foram cumpridos os 86 km com 2450+ altimetria, com passagem pelo Monte Farinha; Fisgas Ermelo; Serra Alvão e vistas para a Serra Alvão, Marão e Cabreira.

     Infelizmente não consegui comparecer na 5ª etapa, que decorreu em Vila verde, pois encontrava-me a disputar as meias finais do Torneio de Vólei de praia, outra das minhas paixões desportivas.

       Depois do interregno, voltei ao circuito, para a 6ª Etapa - "Alvorada na Srª da Serra Amarante/Marão", organizado pela equipa Ptdirtriders. Esta etapa disputada durante a noite, tinha como aliciante podermos assistir "in loco" à alvorada no cimo da Serra do Marão a 1415 metros altura, onde o muito frio fez-se notar e de que maneira. Acompanhou-me nesta aventura dura e fria, o Márito e alguns elementos da Ecobike, na subida até à Serra. Foi assim cumpridos 72 Km com 2683+ altimetria.

      A 7ª Etapa deslocou-se até Viana do Castelo, para percorrer os Trilhos de Stª Luzia. Como pontos principais tivemos a Serra de Stª Luzia; Serra de Arga; Templo de Stª Luzia; Srª das Neves, etc. Tive como companhia o Coelho e o Leandro, tendo ainda participado os Ecobikes J. Almeida, paulo, Quelhas e o Luís.
Mais uma etapa com muita chuva e lama, que terminou com 90 Km e 2050+ altimetria.

     Na 8ª Etapa Circuito NGPS, fui até Vila Nova de Cerveira, para fazer o Extremo Ibérico, organizada pela equipa pedal`arte. Desta feita fui acompanhado pelo Ecobikes: J. Almeida, Márito, Quelhas, Ricardo, Gil, Luìs Correia, Leandro e Couto, tendo o Coelho feito dupla comigo. Decorreu com muita chuva, estando os trilhos em muito mau estado. Teve como aliciante, termos feito parte dos trilhos em Espanha - Guarda e passagem pelos Moinhos de Folon. Completamos a etapa com 80 Km e 1800+ altimetria.

      Cheguei assim ao fim de mais um ano no Circuito NGPS, num total de 564,5 Km e 15.348+ altimetria, onde tudo aconteceu um pouco: os trilhos exigentes de Penafiel e Braga; lama e paisagens da Figueira; a noturna da Alvorada no Marão, com a sua dureza de trilhos e frio impressionante; subida difícil na Serra Stºa Luzia, com muita chuva à mistura; a internacionalização do Circuito em Cerveira, com belas paisagens; o calor, o frio.
       Uma palavra de agradecimento aos meus amigos que muitas vezes me acompanharam este ano, a todos os fraquinhos da Equipa Ecobike, ao Pedro e Joel (C.M.), ao Bartes (Kunalama), a todas as equipas que trabalharam incessantemente para escolher os melhores trilhos da sua região, e, a todos os atletas que dignificam o espírito do circuito...venha 2013 com mais etapas... 


Sem comentários: