11 Novembro 2017 - Etapa 8 Gps èpic - Tondela

      Este ano andei muito afastado do monte e dos grandes eventos/provas de btt. A saudade tem apertado e a vontade de voltar ao Btt tem sido muito.

   Infelizmente, tem sido um ano terrível para as florestas, com os incêndios a destruir muito das "nossas" pistas e "campos" de treino, dizimando tudo a cinzas e a um constante cheiro constante a queimado.

     Mas também, é nestas alturas que temos de ir aos principais locais dizimados pelos incêndios, ajudando da melhor forma e fomentando a economia local, pois só desta forma, pouco a pouco, é que as populações vão conseguir renascer das cinzas.
     Assim, não perdi a oportunidade de visitar Tondela, para a 8ª etapa, e aproveitar para subir ao alto do Caramulinho, local tão famoso e apetecível pelos amantes do ciclismo.
      A vontade era muita e partimos para cumprir a distância maior.
     Contava com a companhia da armada Ecobike, composta pelo Gigantone, Ricardo e Bruno, e ainda pelo Gouveia.

     Os primeiros cerca de 20 km eram compostos por um sobe e desce constante, com passagens de extensas manchas de floresta queimada, num aspeto desolador da mesma. 


     Contudo, chegados à Corveira, aparaceu a grande dificuldade do dia, a "parede" com cerca de 10 km de dureza, até Malhapão de Cima, já às portas da Serra do Caramulinho.

      Bem, esta parede, além de não ter fim, é bem dura de roer, deu pra queimar bem as perninhas.
     Valeu no cimo, o café ali existente, para encher as peles, com duas belas sandes de presunto com queijo.
     Logo de seguida, reunimos as tropas e atacamos a restante subida, até chegar ao ponto mais alto.         Aqui começaram os 280 degraus, bem até ao alto do Caramulinho, que fica a cerca de 1075 m de altitude.
     A paisagem, que se contempla deste local, é algo de fenomenal, de uma beleza única, em que vale cada degrau que se sobe.
     Tendo em conta que a subida tinha deixado "mossa", foi decidido meter o track alternativo, para que as pernas não chorassem muito mais.
     Passamos ainda pelas Aldeias de Silvares e Carvalhal da Mulher.
   No Caramulo, ainda fizemos uma breve paragem para degustação de um delicioso mel de espiga de milho com broa, acompanhada por um belo sumo de laranja.
    Rapidamente regressamos a Tondela, onde ficaram os 60 km, feitos em 04H28m, com 1850+.
     Uma vez mais, obrigado aos meus amigos que me acompanharam neste dia de btt, onde é sempre bom recordar velho tempos, com velhos amigos, onde espero regressar ao circuito e ao monte.

Sem comentários: