12 Julho 2015- Skyroad Serra Estrela

   Para quem recusou andar de roda fina durante vários anos, acabar por se inscrever na 2ª prova de estrada num ano, é record…lol…
  Pois bem, voltei a aceder ao incentivo do Gouveia, para participar no Skyroad Serra Estrela, aceitando assim a amabilidade do seu convite para na companhia da minha família, pernoitar na sua casa, durante todo o fim-de-semana.
  Para ajudar à festa ainda tínhamos a companhia do leite, onde esta residência se transformou num verdadeiro centro de estágio de prós.  

SÁBADO: logo pela manhã, tínhamos programado um treino ligeiro. É sem dúvida um privilégio andar de bike num sítio tão bonito como a Serra da Estrela, onde fizemos uma passagem por Unhais da Serra, local que já conhecia.
  Claro que o ligeiro para mim, não é o mesmo que para estes dois malucos. Este “ligeiro” acabou por resultar em 60 km em 2H30 e perto de 1000+, que brutalidade.
  O melhor foi mesmo uma paragem para o café, aproveitando para saborear umas extraordinárias natas de cereja, típico do Fundão, meu deus, que perdição de doçura….
   De regresso a casa, foi de imediato tempo do mergulho na bela de uma piscina, junto das famílias, num ambiente relaxante e com uma paisagem deslumbrante e silenciosa, que parece tudo ter parado no tempo, onde era capaz de permanecer ali semanas inteiras.
   Nada podia faltar para o dia seguinte, e tudo foi preparado com antecedência e cuidado, para nada faltar no grande skyroad.

DOMINGO: Levantamos cedinho para um pequeno-almoço consistente, de forma a ter gasolina para chegar ao cimo da Serra.
    Pessoalmente decidi ir ao Mediofondo, que tinha uma extensão de 77 km com 2.800+.
  Toda a etapa percorria a vertente sul da Serra da Estrela, estando toda a logística montada na Vila de Manteigas.
 Como chegamos cedinho, tivemos tempo para estacionar o “camião” e  descontraidamente preparar as bikes e restante material.
 Na partida já se encontravam muitos atletas com o speaker a animar o pessoal, de forma a retirar o stress que antecede sempre estes grandes eventos.
   Como tínhamos adquirido o jersey do Team Acreditar, tivemos acesso à boxe Acreditar, posicionada na frente da partida e assim também poder contribuir para esta causa social.
 A minha prova basicamente consistia em 2 subidas: Manteigas-Penhas Douradas, na extensão de 19,4 km com uma percentagem de inclinação de 3,8% e Seia-Torre com 31 km a 4,7%, contando esta com a famosa subida do Adamastor com pendentes de 14%.
  Aquando da partida, o pessoal estava muito nervoso e todos queriam agarrar a frente do pelotão, que rolava muito forte, sendo assim o constante esquerda-direita-meio-sima-baixo e algumas picardias entre atletas.
   Entrei a rolar forte, mas sem grandes euforias, esperando pacientemente para o que vinha no final.
  No final da 1ª parede, desci a grande velocidade, atingindo cerca dos 70km/h, tendo mesmo conseguido ultrapassar vários atletas.
   Ao km 46 estava montado o 1º abastecimento, na cidade de Seia, onde apenas comi fruta, para não cometer o mesmo erro do Dourogranfondo, e depois ficar mal disposto…lol..
   O percurso não tinha muito de enganar e era sempre a subir, simples.
   Continuava com boas sensações, e decidi então atacar a subida com força, conseguindo apanhar uma rodinha boa, que me ajudou a ultrapassar vários atletas que iam mais torcidos que eu.
  Claro que sofri a bem sofrer, mas estava a dar-me um prazer, poder ultrapassar aquelas “belas” de 7 kg e eu com um cavalo de 9,200, onde não basta ter uma boa máquina, tem que se ter pernas….estudasses…lol..
   O 2º abastecimento estava no Adamastor- Km 67, na subida mais dura do dia, mas eu decidi nem parar, abastecendo-me apenas em mais alguns pontos de água que a organização disponibilizou devido ao calor que se fazia sentir.
    Quando ultrapassei o Adamastor, pensei que agora restava-me rolar até à torre, mas acho que ainda sofri mais a seguir à lagoa Comprida, em que ao fundo via a Torre, mas custava lá chegar.
  O meu objetivo continuava apenas em continuar a seguir a rodinha que trazia à vários quilómetros, até entrar na zona das barreiras, que afrouxei para a foto de finisher.
   Finalmente tinha superado mais uma etapa e concluído mais um desafio. Passei por Mondeguinho, Senhora do Espinheiro, Seia, S. Romão, Lapa dos Pinheiros, Portela do Arão e Lagoa Comprida, até à torre a 1993 m de altitude.
   Depois de ter recebido a medalha de finisher, ainda tive forças para tirar uma foto com o Vítor Gamito, que posteriormente vi que tinha ficado na posição anterior à minha no meu escalão…fim do mundo…lol..
   Ficaram assim os 78,4 km feitos em 03H36, com cerca de 2800+. Em termos de classificação consegui um honroso 9º geral em master, pese embora ser master B, num total de 200 atletas que conseguiram chegar ao fim. Na geral fiquei na 55 em 413 na geral.
   Depois de confortar o estomago, restava usufruir de toda a festa e esperar pelo Leite e Gouveia que tinham ido ao grande.
   Foi muito agradável ver que tinham chegado ao fim cansados, mas felizes com as suas prestações, conseguindo excelentes resultados, é sempre bom ver os amigos triunfar.
  Faltava descer novamente até Manteigas, para tomar banho, comer algo a ainda assistir à entrega dos prémios.
   Chegamos novamente ao centro de estágios, de barriga cheia de tanta porradinha, mas felizes por mais esta conquista pessoal.
     Mais uns mergulhos na piscina para o relaxar merecido e mais um jantar agradável entre todos.

SEGUNDA: como estava tão bom, ainda fiquei mais uma noite e quase que tinha de ser expulso.

   Resta-me agradecer uma vez mais ao convite do Gouveia, às famílias presentes que tornaram tudo bem mais agradável e descontraído e aos familiares do Gouveia pela simpatia, hospitalidade a amabilidade como me receberam a mim e à minha família, pessoas extraordinárias.
O futuro de nós dirá....

Sem comentários: