27 Dezembro 2014- Etapa 0 Gps Epic Series - Gralheira

    Já fiz tantos quilómetros de bicicleta, mas nunca tive o prazer de andar na neve. Pois bem, tendo em conta que no ano passado houve muita neve, este ano não poderia perder a oportunidade de me deslocar à Gralheira. 
      Assim, este local foi escolhido para a etapa 0 do Gps Epic Series, que serviria também para a apresentação das futuras etapas deste circuito, acabadinho de nascer, bem como para angariar fundos que permitissem a compra de equipamento técnico para melhorar a qualidade de vida à Catarina
     Bem cedinho, já tínhamos tudo montado, em direção a Cinfães, onde fiz esta viagem na companhia do Templário Ricardo e do amigo Leandro, afastado destas andanças, agora a curtir mais o que o trail oferece.
   
Tivemos a companhia de vários amigos da Ecobike, que compareceram em grande número nesta etapa, onde fizemos breves paragens para O Bruno respirar da condução avançada do Jorge...lol...
    Infelizmente chegado ao local de partida, rapidamente constatei que de neve, nem vê-la, o que foi uma peninha.     
    Para aquilo que esperava, nem estava muito frio, sendo bastante notório a grande concentração de bttistas que não quiseram perder a oportunidade de ir à terra do Pai Natal.
    Como nos atrasamos um pouco, já não conseguimos participar na partida oficial, começando assim uns bons 15 minutos depois da grande concentração, claro depois das respetivas fotos iniciais para a posteridade.
      Tendo em conta que começava com um single track a "coisa" complicou logo, pois quando um desmonta, todos têm de desmontar.
        Depois de resolvido este percalço, cada um pedalava ao seu ritmo. 
       Assim, os Templários foram galopando pelo percurso, com a preocupação de não impor grande ritmo, pois além de estarmos algum tempo afastados do "monte", teríamos de estar muito tempo à espera na meta, logo não seria nada aconselhável.
    Contudo, facilmente vímos, que o percurso escolhido era muito enganador, e, os 40 km do mesmo, seríam algo durinhos de transpor. Neste caso, a altimetria falava por isso, onde o acumulado ia crescendo ao mesmo tempo que as perninhas aqueciam.
   Sem dúvida, que esta zona tem paisagens belíssimas, onde tivemos o privilégio de contemplar e  passar por locais como: Gralheira, Talegre (Serra Montemuro) a 1382+, Parque eólico, Aldeia de Mós e Alhões entre outras.
Junto às portal de Montemuro e já com cerca de 30 km nas pernas, tínhamos um belo reforço, onde não faltava, aletria, bolo rei, natas, bebidas, pão, chouriço, fruta, etc...
     Faltavam assim, cerca de 10 quilómetros para o final, que se tornaram um massacre, ou seja, subir uma calçada romana, por si só, já é dura de roer, mas esta, e principalmente na segunda parte da mesma, era quase impossível de ser efetuada em cima da bike. Por isso, foi desmontar e empurrar...empurrar...empurrar...tempo demais para meu gosto, mas enfim, o terreno assim ditava.  
     Com a dificuldade inerente ao início da época e com tanta pedra e porradinha nas costas, lá terminamos esta etapa, com a satisfação de mais uma etapa realizada, num total de 40,6 km, feitos em 04:02, com 1430+.
    Parabéns aos organizadores que fizeram um grande esforço para nada faltar neste dia solidário de btt, transformando numa grande festa.
      Mais uma aventura realizada na companhia do meu amigo Ricardo, venham as restantes etapas...

Sem comentários: