27 Julho 2014 - IV Maratona Avintes - IV XCM AC Porto

     Depois de ter participado na 1ª edição deste prova, desde então evoluiu imenso e entrou noutro patamar. Este ano queira ir até Avintes e dar uma "perninha". Contudo, tinha como principal objetivo, fazer toda a prova no meu ritmo máximo, para testar o motor e principalmente atestar como estavam as pernas e caixa, tendo em conta os treinos duros nos últimos meses. 
       Esta etapa pontuável para o campeonato regional, é sempre composta por atletas de top do nosso btt, que mais parecem ter motores nas pernas, em que literalmente voam.
     Decidi entrar na maratona, pois é nesta extensão e dificuldade que estou habituado e que gosto de participar. 
     Contava com a companhia do amigo Rafael, já que o outro Templário estava num batizado, a encher barriga...lol..
      Estávamos posicionados logo após os federados de competição, na box dos federados lazer e promoção e à frente dos que fizeram a meia maratona.
     A partida foi dada com um pouco de atraso, que provoca sempre descontentamento no pessoal, já que estão desejosos de levar porrada no monte...lol...
  Mas parte desta adrenalina acumulada, sai disparada à ordem que nem um foguete, onde o normal: esquerda, direita, cima, meio, e mais sei lá mais o quê, é constante. 
      Uma coisa é certa, o arranque é dos momentos mais importantes para quem se quer posicionar à frente, e é na partida que se ganham posições para entrar bem posicionado no monte e não ter logo de desmontar tal é a confusão de atletas.  
     Decidi partir forte, mas sem grandes loucuras, onde não gosto, nem nunca gostei de dificultar ultrapassagens, mesmo quando sou obrigado a baixar ritmo para pessoal passar mais nervoso.
      As coisas estavam quentes, temperatura, corrida e público, que se manifestava à nossa passagem, sendo sempre reconfortante para os participantes. 
     O percurso foi brilhantemente desenhado, com muitos single tracks novinhos em folha, bastante técnicos mas brutais, com constantes mudanças de direcção, velocidade, num sobe e desce constante, em que as picadas duras, faziam o coração quase saltar pela boca e o meu GPS a tocar...lol...
   De salientar a forma magnífica como estava marcado, com setas no solo, fitas, GNR e colaborantes nos cruzamentos, que permitia gás a fundo.
      As passagens pelo rio e as pontes feitas, dão sempre uma beleza ao btt em que estamos sempre a ver quem é o primeiro a ir ao rio.
      O ritmo forte que decidi impor fez mossa no André, que não está habituado a este rompe pernas em btt, pois tem treinado mais estrada, decidindo na passagem dos percursos ir para a meia maratona, e que bem que fez...lol...
      Quando vi esta separação, pensei para mim, por um lado acaba este sofrimento, se for pelo outro (60 km), ainda me falta mais de 23km, que tolo....
   Realmente cheguei ao fim, num estado deplorável (se me tapassem a boca desmaiava), mas também diverti-me à brava, sempre a fundo e a tentar apanhar sempre a roda de quem ia à frente, e mais, mais, mais...já tinha saudades de fazer uma prova assim.
     No final contabilizei 61 km, feitos em 03H47 e com 1650+. Na classificação geral consegui um 15º geral e um 7º lugar em veteranos B, para um manco como eu foi um grande resultado.
      Parabéns à organização pela excelente prova que proporcionaram e à população de Avintes que aplaudia a passagem dos atletas.

Sem comentários: