11SET2016 - Granfondo Aldeias do Xisto- Lousã

      5ª Prova estrada- Granfondo Aldeias do Xisto- Lousã:
     A rede das aldeias do Xisto, são formadas por 27 aldeias, sitas em Castelo Branco e Coimbra, compostas essencialmente por xisto, onde estão situadas as Serras da lousã e do Açor.
      Como não poderia deixar de ser, e, tendo em conta a linha até então, estava inscrito no Granfondo, composto por 166 km e 3300+, em que os últimos 20 km não eram cnometrados.
     Segundo o Dossier de participante, as principais subidas estavam assinaladas em Portela das Cabeçadas (13 km a 4,3%); Barragem (1,58 km a 11,8%); Pampilhosa da Serra (5,3 km a 6,7%); Picha (10,2 km a 3,5%) e Serra da lousã (13 km a 3,8%), por isso nada de preocupante, coisa fácil de se fazer…lol..
       Para esta viagem, levantei bem cedinho (04H30) e às 05H00 já estávamos a arrancar da casa do Gouveia, para Lousã, na boa companhia dos prós João e Portela.
      Chegamos cedinho à nave de exposições de lousã, local onde se encontrava todo o staff montado e depois de levantados os respetivos dorsais, com calma fomos aprontar as máquinas e rever todo o material necessário para que nada fosse esquecido, incluindo no meu caso, as garrafas de oxigénio…lol..
     No local tinha um quadro exposto, em que cada atleta assinava no respetivo dorsal, num gesto de compromisso de responsabilidade, em não lançar lixo para o chão.  
   Como pago sempre tarde, voltei a entrar na box 5, com cerca de 700 atletas à minha frente, coisa pouca. Não obstante estar numa box mais à frente, o meu companheiro- Gouveia, decidiu partir comigo.
   O objetivo é sempre o mesmo, dar o melhor que mim e chegar ao fim, sem voar muito alto nas curvas.  
  A experiência começa a ser alguma nas provas de estrada, e os primeiros quilómetros são sempre feitos com o coração na boca, a ultrapassar o pessoal mais lento, no normal “esquerda”, “direita”, “meio”, “cima e baixo”…lol….

3ª etapa VCPGE (continuação e término)

3ª etapa VCPGE– Terras de Bouro – Vila do Conde - 97 km com 1850+:

    A noite já correu bem melhor, tendo conseguido descansar bem, contribuindo para isso o pessoal ter deixado de rosnar…lol…
    A azáfama e o stress miudinho continua igual, mas parece que a disposição do pessoal melhorou e bem, pois o objetivo primordial de estarmos aqui, já está bem mais perto.
  Nada como começar o dia com mais um maravilhoso pequeno-almoço, para ter forças para mais este dia.
    Para cardápio tínhamos a extensão de 97 km com 1850+, de regresso a Vila do Conde.
  A nossa equipa estava confiante e as minhas pernas pareciam estar bem.
   Depois de mais um briefing a partida deu-se pontualmente às 09H00.
    Logo de início contamos com uma autêntica escalada até Santo António de Mixões da Serra, com a extensão de mais de 5 kms.
    A subida por si já era dura, mas para apimentar mais as coisas, o ritmo imposto pelo Gouveia, tornavam as coisas bem piores, dando para sentir a perninha a inchar e eu a sofrer.
    Mesmo no fim deste martírio tínhamos um abastecimento líquido, que deu para baixar a temperatura do motor e repor líquidos.
   Mas as dificuldades não tinham acabado pois tínhamos uma descida bastante acentuada e muito técnica, com empedrado bastante complicado de ser ultrapassado.