28 de Setembro de 2014 - Raid das Marés

Quando é organizado um evento, mesmo à portinha de casa, e principalmente porque tinha como objetivo angariar fundos para crianças -"A casa do caminho", miúdos que não tiveram a sorte de nascer numa família dita "normal", só poderia estar presente.
      Este evento foi organizado pelo Grupo Desportivo Aldeia Nova, denominado Raid das Marés, que se desenrolou na cidade de Perafita/Matosinhos. 
      Gosto de participar sempre no percurso mais longo, de forma a aproveitar e desfrutar de todo o trabalho que as organizações têm para mostrar o que de melhor têm nas suas zonas. Neste caso a etapa mais longa era de 60 km, com uma dificuldade média.
       Chegado bem cedinho ao centro de operações, que se situa na própria sede do grupo, junto ao farol em Perafita. 
     Depois de dorsal levantado, e por não existir uma largada oficial, basicamente o pessoal conforme iam chegando, decidiam quando queriam atacar o percurso.
      O piso, tendo em conta a quantidade de chuva que continua a cair, em algumas zonas estava bem pesado, que levava a um desgaste das pernas e dificultava o andamento.
     Normalmente quando nos esquecemos de algo, é nessa altura que vai fazer falta, nem mais. Sensivelmente ao km 12 furei, coisa que nem me lembra a última vez, e, já lá vão centenas de quilómetros no monte.
     Claro que desta vez, esqueci-me da espuma/gás que ando sempre no espigão. Ainda pedi uma bomba para encher o pneu, mas mais à frente continuava a esvaziar. Por sorte, encontrei o Bruno, que também estava a ajudar outro colega com um furo e deu-me uma câmara de ar, para eu substituir o tublless que estava seco, e assim poder continuar, coisa que já não me apetecia muito, mas lá aceitei e segui viagem.  

   Não havendo classificação, tinha como aliciante 4 segmentos Stava, que apimentava um pouco mais o evento, sempre que apareciam as placas, para "atacar".
     As pernas e a caixa começam a ir ao sítio, conseguindo em algumas partes do percurso, andar bem forte.
   No final ficaram os 55,6 km feitos em 03H15. Dos que registaram o evento no strava, consegui até então, no 1º segmento o 6º lugar, no 2º o 6º lugar, no 3º o 4º lugar e no 4º o 9º lugar, onde muito trabalho ainda tenho pela frente.
    Chegado à meta, ainda tive direito a um sorteio, que me saiu um gel e um saco de abastecimento com sumos e água. 
   Ainda tínhamos à nossa espera fruta à descrição, onde comi umas belas laranjas e bananinhas. Mais ao lado ainda tínhamos um local para lavar as bikes, não faltava nada.
    Tendo em conta o nome do evento, e aproveitando o bom tempo que estava, e o mar estar calminho, decidi dar um belo de um mergulho e aproveitar as marés...lol...
Tal como fiz questão de referir aos organizadores, ainda é possível organizar um evento pelo preço de 5€, doar parte a uma instituição e não faltar nada aos participantes, por isso estão de parabéns...muito bom...

20 Setembro 2014- IX Passeio ASPP/PSP

  Uma vez mais ajudei na organização de um dos maiores eventos organizados pela ASPP/PSP, organizada pelo seu gabinete desportivos privar em ambientes tão descontraídos e divertidos, como é sempre este passeio.
  Para este ano, a organização convidou nada mais que o vencedor da volta a Portugal em Bicicleta de 2014- Gustavo Veloso e um ex-vencedor da mesma modalidade - Nuno Ribeiro.         Estes atletas foram sem dúvida uma mais valia, pela sua simpatia e extraordinária disponibilidade para tirarem dezenas de fotos e selfies da ordem com todos os participantes que constantemente os solicitavam.
     O passeio em si, correu sem grandes percalço, desta feita na cidade de Valongo, salientando-se aquilo que eu desconfiava, ou seja, que ando mesmo muito. Passo explicar, quando decidi atacar numa subida e logo deixei a cheirar a minha roda o vencedor da Volta Portugal em Bicicleta, que nem conseguiu responder, tomaaaaaa....
       Claro que um dos pontos mais altos, é o almoço.Não faltaram dois porcos, bebida ao gosto de todos, fruta, complementos e bolos...muito bolos....lol..
  Desta feita correu muito bem, sem grandes engarrafamentos e esperas, elevando assim a qualidade do evento e contribuindo para o aumento da satisfação entre todos os presentes, dos melhores que já participei neste campo.
   Pessoalmente desgracei-me nas sandes do porco, batatas fritas e principalmente nos bolos, sim, nos bolos, que estavam deliciosos e eram tantos que tínhamos de provar...depois comer...depois repetir...enfim javardo....lol...
    Mas para quem pensa que comi muito, nunca comparável com o que o leite comeu...só vos digo...indescritível...ele  não come, devora bolos...lol..
      Em jeito de curiosidade o Gustavo Veloso, é uma pessoa super acessível e muito brincalhão, e não imaginam o que come e bebe, principalmente este último, bebe...bebe...bebe...2 mãos não chegavam para contar.
   Claro que a consciência/barriga estava pesada e cheia...a transbordar, vai daí chego a casa, vou buscar a roda fina e siga, treinar.
   Eu bem queria ir devagar, mas o motor das pernas do André, não foi dessa opinião e eis que espetei 70 km a derreter alcatrão e bolos...que coça---70 km com a fininha...k medooooo....
 Hoje o treino foi tri-diário...35 km evento...comer bolos....70 km de fininha...
   Mais um dia passado entre amigos, reviver amigos, ajudar amigos a levar um evento a bom porto, a conviver com amigos, a treinar com amigos, venha o próximo ano...