26 Outubro de 2013 – Porto- Santiago Compostela (roda fina)

     Desta vez o culpado foi o André. O maluco lembrou-se que queria fazer Porto-Santiago Compostela, com bicicleta de estrada, ou seja roda fina. 
     Claro que a minha primeira abordagem foi: roda fina???? Tás maluco?? Não gosto nada disso e como sabes nem sequer tenho essas coisas fininhas….lol…mas logo a seguir….ok…vou tratar disso. 
    Sempre que mete roda fina, lá tenho eu que efetuar uma chamada para o Dias, a pedir a bike dele emprestada, e como ele diz sempre que sim, eu deixo de ter razões para recusar estas aventuras…lol..
    Pois bem, o plano era partir do Porto pelas nacionais e junto à costa, até Santiago, coisa para cerca de 250 km. Com as normais desistências de última hora, aceitaram o desafio: eu, Leite, Gouveia, André e Armando.
   A partida foi feita pelas 05H30 na porta da “fábrica”, ainda era noite e por isso ainda tivemos de carregar com as luzes a piscar. Chegados à Maia, andamos um pouco perdidos, quiçá por ainda estar de noite…lol…perdendo bastante tempo, pois andamos por piso muito mau, para as rodas destas bikes.
     Já em Vila do Conde, juntou-se ao grupo o Leite, que tinha vindo de casa a pedalar.
Claro que o pessoal não pode só pedalar, e vai daí, pelas 08H30, fizemos uma paragem em Castelo de Neiva, para comer o belo de Jesuíta numa confeitaria local, onde segundo reza a história, fazem os melhores do mundo…lol…
  De barriguinhas cheias, lá seguimos, desta feita até Vila Nova Cerveira. 
   Claro que reconheci o local, aquando da minha participação na etapa do NGPS.        Vai daí, esquerda…esquerda e lá fomos nós até ao cervo para a foto da praxe e descansar um pouco mais.

28 Setembro de 2013- VIII Passeio ASPP/PSP

       Uma vez mais realizou-se o Passeio ASPP/PSP, que já vai na sua 8ª edição. Em 2010/2011 tive o privilégio de ajudar como guia a organização que esteve sob a responsabilidade da equipa Ecobike.
     Contudo, este ano, tendo em conta que o evento passou a ser organizado pelo recente criado Gabinete Desportivo da ASPP/PSP, e, por razões que não são da minha responsabilidade nem competência, foi decidido não convidar a equipa Ecobike no seu todo, mas sim, e como seria mais lógico, a meu ver, convidar apenas alguns elementos. 
  Durante o passeio, algumas pessoas abordaram-me a questionar o porquê da ausência dos Ecobikes, bem como a minha presença como guia, pelo que passo a explicar. Desde meados do ano de 2012, por questões pessoais, decidi “rescindir” o contrato que tinha com a equipa Ecobike.            Inclusive nesse ano, apenas fiz parte deste evento como participante, pelo que não tenho nenhum compromisso com esta equipa, a não ser a amizade que me une à maior parte destes elementos e que continua a criar “azia” a alguns.
    Acrescento ainda, que dois dos principais responsáveis pelo Gabinete Desportivo, são meus amigos - Gouveia e Reis, e principalmente este último, que é meu amigo de infância e de escola, pelo que já lá vão uns anitos.
    Fui convidado para dar o meu contributo como guia e não tinha nenhuma razão para declinar. Para mim, os amigos são mais importantes que clubes, equipas, pensamentos mesquinhos, vinganças, ou outras coisas que são cultivadas em algumas cabeças labirínticas e que continuam a ocupar muito tempo e bytes em muita boa gente.
    Pois bem, voltando ao passeio propriamente dito.   O dia estava com aspeto duvidoso, onde a qualquer altura podia cair chuvinha, contudo aguentou-se por ventura com medo do pessoal…lol…
   As inscrições uma vez mais voaram e os menos

05 Out 2013- 9ª etapa circuito NGPS- Guimarães

      E foi assim que tudo começou…… “tojo queres vir a Guimarães????...claro”… siga rumo à 9ª etapa.
     Tendo em conta, as últimas participações no circuito, e para não fugir à norma, fez-me companhia nesta epopeia, apenas o J. Almeida e o Bruno.
     Como prato principal estavam previstos 90 Km de puro btt, com uma altimetria a rondar os 2200+, nada que metesse muito medo.
      O staff da organização estava sediado no parque de campismo das taipas, onde depois de levantados os dorsais e mais umas ofertas, preparamos as coisas para mais uma jornada no monte.
    Depois de uma semana com tempo algo agreste, as coisas no fim-de-semana estavam bem risonhas e a temperatura logo pela manhã, estava bastante agradável.
    Eu prefiro logo uma subidinha para aquecer as pernas e preparar o principal músculo- coração, para o que vinha a seguir.
       O início da etapa era duro, onde a maior parte da altimetria era feita até aos 30 km, por isso depois desta parte ultrapassada as coisas melhoravam, ou não…….
       O piso foi uma agradável surpresa, pois estava seco e conseguia-se rolar bem, mesmo as subidas na sua maioria não eram de grande dificuldade, duras mas davam para ser ultrapassadas. Tal como já mencionado, devido à chuva durante toda a semana, faz aparer os temíveis regos, onde a atenção tem de ser sempre redobrada, pois ao mínimo erro, roda no rego e ….“já foste”…. se juntarmos ainda que temos de ir atentos ao Gps, dá