16 Fevereiro 2013 - Who´s Afraid - Unhais da Serra - Covilhã



      Desta feita o nome dava o mote para mais uma aventura, não se chamasse ela “Who´s Afraid”???? Claro que decidi convidar um dos meus amigos mais alto e espadaúdo – Ricardo, para não ter medo e assim aceitar este desafio, que consistia numa prova de resistência de 3/6 horas, de altíssimo nível (conforme viemos a constatar), em que decidimos participar em duplas.
     Esta seria a minha primeira prova de btt, já que ultimamente tenho dedicado mais tempo aos treinos de corrida e trail, não estando assim com ritmo nas pernas para o btt. No que se refere ao meu companheiro, também não estava no seu máximo, já que vinha de uma ausência prolongada de treinos, por questões familiares, logo tudo apontava que esta seria a prova ideal para começar…lol…a levar porrada, pois claro.
  Uma vez mais e por amor à causa, às 06H00 (já que ainda tínhamos uma viagem de 220 km a percorrer), estávamos a arrancar para a cidade de Unhais da Serra – Covilhã, localizada a uma altitude de 750m e situada na base de uma vertente Sudoeste da Serra da Estrela, onde já muito perto deste local, e devido a esta altitude, começávamos a sentir um zumbido esquisito nos ouvidos. 
       No local onde se desenrolaria toda a prova, era visível a paisagem deslumbrante das encostas da Serra da Estrela, ainda com um ligeiro manto de cor branca no cimo. Não menos imponente, era onde estava montado o quartel general de toda a organização, ou seja no  H2otel, que tem um aspeto magnífico e é mesmo. 
         As coisas foram aquecendo e ganhando cor, com a normal azáfama por parte da organização e com a chegada dos atletas e caravana.     
    Era notória a logística por parte de algumas das equipas presentes, bem como a presença de alguns atletas bem conhecidos mundialmente como o caso do Luís Leão Pinto e Tiago, vencedores do último Brasil ride.
       No reconhecimento à pista, aproveitamos para tirar umas fotos, e ainda escolher e antecipar a melhor trajetória possível, coisas de pró…lol…
     A nível de inscritos a prova contava com 11 duplas; 5 participantes nas 6h femininas; 4 participantes nas 3h femininas; 60 participantes nas 3h masculinos; 38 participantes nas 6h masculinos, cerca de 130 atletas que iriam desfilar em Unhais da Serra.
      A partida era feita de forma faseada, pelo número de dorsal e pelo tipo de prova que iriam fazer. Às 11H00 foi dada a largada e que no nosso caso só acabaria às 17H00. Logo aqui, já que fui eu que comecei, vi que os participantes não estavam ali para ver as ovelhas que pastavam, pois arrancaram como se de um sprint se tratasse, coisa mais louca, com o normal, chega para lá, esquerda, direita, cima, baixo e sempre com velocidades furiosas…digno de se dizer, que medoooooo.
       

03 Fevereiro de 2013 - I Trail Santa Iria - "a nova aventura"


        Nos últimos tempos vinha a ser tentado a experimentar algo de novo, ou seja o Trail Running, tão apetecível pelos amantes de btt, e, que também não dispensam a sua corridinha. O Trail é uma modalidade que se desenrola em zonas Montanhosas com grandes declives, trilhos técnicos, subidas e descidas íngremes em terreno acidentado, subidas de pedras, transições de riachos, muitos deles inacessíveis sem ser a pé. Devido a esta dificuldade e à dureza dos mesmos, nem sempre os atletas conseguem correr, conseguindo apenas caminhar, saltar, ou mesmo rastejar...lol....
      Pois bem, depois de apenas dois treinos feitos, decidi aceitar o desafio e aceitar o convite para uma transferência milionária, para assim assinar por uma época pela equipa Longusbike - Amigos do Trail e assim inscrever-me naquela que seria a minha 1ª prova de Trail, ou seja no Trail Santa Iria. Este, iria percorrer os caminhos e trilhos da Serra de Santa Iria e Serra das Banjas, Freguesias de Melres e Aguiar de Sousa, na distância aproximada de 25km e com um acumulado de cerca de + 900 m., (Classificação ATRP - TL/D - Trail Longo Difícil, índice dificuldade 3,6), contando ainda com uma caminhada de 9 km.
       Pois bem, o dia nasceu frio, com temperaturas a rondar os 0º e muito cedo para meu gosto. Pelas 07H00 já estávamos a caminho de Melres para o levantamento dos dorsais. Ao pouco os atletas iam chegando àquela pequena localidade, alterando o normal silêncio de um domingo.
         A partida não foi dada, sem antes pousarmos para a foto de equipa, onde pelas 09H15, foi feita a contagem decrescente e lá seguimos naquela que se tornaria uma verdadeira aventura. Os 4 km iniciais foram feitos a subir e a bom ritmo, conseguindo o milagre de fazer esquecer o frio…lol…pudera…,onde rapidamente alcançamos o Marco Geodésico de Santa Iria (420m altitude), logo subiu, subiu, subiu….      
          Aqui o coração por várias vezes tentou sair da boca, onde a muito custo tinha que a fechar de forma a não perder peças, logo no início. Rapidamente surgiu uma descida bem acentuda e traiçoeira, com muita pedra solta, conseguindo meter um pouco mais de ritmo, pese embora ser transposta em "pézinhos de lã", até atingir o 1º posto de abastecimento, sito ao km 6, onde que rapidamente me abasteci de água.
     De seguida veio uma grande “parede” denominada “Subida Impossível”, que foi ultrapassada a rastejar e com a pulsação a sair dos limites aconselhados à minha avançada idade…lol.. Como sempre me ensinaram, no fim de uma subida, tem sempre uma descida, e, ainda estou para perceber o que prefiro, se bem me faço entender. O singletrack era feito com a adrenalina no máximo e com uma paisagem espetacular e brutal, ladeado pela Cascata dos Cadeados, onde o pessoal das vertigens teve alguma dificuldade em olhar.      
       Nesta fase, o meu colega de equipa – Pereira, decidiu abrir o pára-quedas e literalmente voar, nunca mais o tendo visto.