27/05/2012 - 4ª Etapa Circuito NGPS - "Quando a bicicleta também fala"

      Antes de mais apresento-me: muito prazer sou a Cannondale RZOne, aquela que anda sempre com o Tojo em cima, e desta vez sou eu que vou relatar esta etapa, porque também mereço.
     Pois bem, depois do meu dono me ter suplicado, lá o deixei inscrever na 4 etapa do Circuito NGPS, desta feita em Mondim. Já lá vão 4, sim, porque ele já me monta desde a 1ª etapa, por isso acho que anda a abusar um bocadinho...lol...
      Para esta viagem, levei as minhas primas: Mondraker - "montada" pelo Pedro, e a Scott - "montada" pelo Márito, que me contou que o este, à muito que não a "montava", azar dele.
     Fizemos assim uma viagem tranquila com os nossos guiadores ao vento até Mondim de Basto, onde estava uma temperatura muito boa para mais uma aventura por paisagens deslumbrantes.
    Enquanto íamos trocando impressões e relatavamos experiências vividas noutros trilhos, o nossos donos, foram até ao café da região, encherem o "bandulho", já não basta o que pesam e ainda foram encher mais a barriga.
De seguida foram levantar os dorsais, com as respectivas recordações da cidade.
      Continuavam a chegar as "primas", algumas delas já conhecidas destas andanças e outras que ainda não a conhecia, algumas bem bonitas pelo sinal. Estavam cerca de 84, onde cerca de 40 iriam-me acompanhar na prova maior.
     O  meu dono-Tojo, tinha colado em mim, um desenho da altimetria e pontos de abastecimento, fazendo-se ainda acompanhar pelo seu brinquedo GPS Garmin, para me ajudar a orientar, nada falha.
       A partida foi dada com cerca de 30 minutos de atraso, onde volvidos cerca de 5 Km, ainda eu nem tinha aquecido os pneus e já

06/05/2012 – II Duatlo Serra Pilar

        Ora aí está uma modalidade que me agrada em muito - Duatlo, embora ainda esteja para descobrir qual é a que não gosto…lol… Não podia deixar de participar neste desafio e ainda por cima tão pertinho de casa. Este Duatlo teria 1º um segmento de corrida, na extensão de 4400m, correspondente a 2 voltas ao circuito; seguido de 3 voltas de BTT, no total de 18,09 KM e para terminar 2200m corrida, ou seja uma volta, até à meta.
      Neste tipo de eventos, os atletas são obrigados a levantar o dorsal no próprio dia, logo a fila estava algo esticada, mas sempre a andar a bom ritmo, pois o pessoal queria ir aquecer o mais rápido possível. Na entrega da “saca”, constava um “dorsal especial”, para colocar à cinta e um não menos especial para colocar na bicicleta com o mesmo número. Para mim é tudo “especial”, pois foi a 1ª vez…lol… havia ainda várias recordações do Exército Português, bem como um bidon com gel e pó, para os mais drogados….lol…
          Estavam inscritos cerca de 260 atletas para o Duatlo e ainda 13 equipas que iriam dividir as despesas do mesmo, contudo devido à chuva houveram desistências, mas mesmo assim estava um bom grupo à partida.
        No aquecimento a chuvinha apareceu para também nos brindar, tornando o piso mais escorregadio, principalmente para o Btt, que se iria desenrolar em grande maioria em circuito urbano, por isso em calçada.
       A largada foi dada pelo Comandante da Unidade, com um tiro de G3, algo sempre bonito e diferente.
      Em pezinhos de lã, descemos a calçada quartel até à estrada, pois o piso mais parecia visgo. Desde logo, os mais rápidos, habituados à natureza deste tipo de provas, facilmente ganham vantagem, onde eu preferi, rolar num ritmo forte, mas sem grande loucuras, pois ainda faltava muito.