Ecobike Forever...lol...

     Foi no longínquo ano de 2008 que me estreei no mundo do BTT, naquela por mim considerada a Rainha das Maratonas – Maratona de Portalegre. Passado pouco tempo fui convidado a fazer parte daquela que foi até hoje a minha Equipa, ou seja – Ecobike. Contudo por questões de contrato e de patrocínios…lol…dou por terminada a minha ligação como manco desta equipa, sem antes deixar uma palavra de agradecimento a todos aqueles que comigo pedalaram e que me ajudaram a percorrer longos kms em cima das nossas “máquinas”, e que comigo participaram nas imensas provas por este país nunca antes navegado. Fica também em suma alguns dos eventos que me deram prazer ajudar esta Equipa, e que penso de alguma forma ter contribuído para o seu reconhecimento além fronteiras.    

Eventos/Provas/Passeios em que participei com as cores da Ecobike:

2009:
- Maratona Portalegre
- Rota Atlântica- V.N.Gaia
- 1º Raid Btt Alfanense
- Btt Noturno V.N.Gaia
- Passeio Serra Montemuro
- Btt Invernal – Vila Real
- 1ª Maratona Aveiro – Aveiro
- Maratona Póvoa – Póvoa Varzim
- 1ª Rota Móveis – Paços Sousa
- 1ª Maratona Lafões – S.Pedro Sul
- Trilhos Lousada – Lousada
- Passeio V.N.Gaia - Fátima
- 2ª Rota tascas – V.N.Gaia - Porto
- Convívio descobrimentos

25/02/2012 – Circuito N-GPS – Rota do Românico em BTT – Penafiel

       Com vista à preparação do grande ojectivo pessoal e de alguns dos elementos desta super equipa- ecobike,que é a nosa presença no DBR, nada mais que aproveitarmos as várias etapas do Circuito N-GPS, para meter muitos quilómetros nas nossas perninhas, fotes e godas…lol
     Estava assim marcada para este dia a 1ª destas etapas, ou seja, na já conhecida “Rota do Românico” , que se desenvolveria pela cidade de Penafiel. A mesma tinha dois níveis de dificuldade: RR50 – trajecto com 60 km e com 1600m+ acumulado, e, RR 80 km com 2200 m+ acumulado. As coisas não eram animadoras, mas como iamos muitos não tinhamos medo de ninguem….lol…
   Aceitei assim o desafio juntamente com mais elementos da Ecobike. Antes da partida foi feita uma reunião, onde ficou decidido que para não atrapalhar muito os trilhos, iamos atacar em duas frentes, ou seja, metade ia à maratona e os restantes à meia…lol…claro que também não queriamos monopolizar os banhos e o restaurante.
    Chegamos cedo para levantar dorsais, tomar café e ainda tirar as fotos da praxe da equipa, junto ao Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa. Assim perto das 09H00 foi dado o tiro de partida, onde comecei calmo e sereno para aquecer as pernas e preparar para o esforço que aí vinha. Logo ao km 2, tinhamos um carimbo que originou um pouco de confusão e muito tempo de espera, pois o grupo ainda se encontrava muito aglumerado, talvez um aspeto a rever no futuro.  Aqui e porque queria impor um ritmo constante e forte, decidi avançar sozinho, aproveitando os grupos que se formavam naturalmente à minha frente e que eu ia apanhando.

28 Janeiro de 2012 - Montain Race – Conquista das 3 Serras – Aboboreira- Marão- Alvão

      Desta feita, o desafio foi lançado por uma das individualidades mais conhecidas no mundo do BTT - João Marinho. Consistia em fornecer um Track Gps e em completa autonomia total, cada insano teria de “navegar” por 3 Serras no mesmo dia, ou seja Aboboreira, Marão e Alvão. Teriam apenas hipótese de optar entre 150Km com 5000+,  90Km com 3600+ ou 123 Km com 4200+, coisa fácil de fazer, venha o diabo e escolha.       Depois de difundido o gráfico de altimetria, aquilo mais parecia a subida aos Pirinéus, onde só de ver as pernas começavam a ganhar vida e a tremer, lembrando aquela “velha expressão presidencial”…que medo…..lol ….
Sem grande admiração, por parte da Ecobike, aceitou o desafio eu (Tojo), Leandro e o Hélder Coelho, juntando-se ao trio magnífico o Luís Correia, que foi uma agradável surpresa, pois está em grande forma.
     Em virtude de estarem previstas longas horas em cima das nossas meninas, a partida seria dada pelas 06H00 em Amarante, pelo que obrigou o quarteto a dormir rápido. A concentração estava assim marcada para as 0500, junto à casa do Coelho. Milagrosamente este atrasou-se apenas 15 minutos, onde de imediato partimos rumo a Amarante, para mais uma jornada de puro btt.
        Ao sair de casa, olhei para o relógio do carro e marcava 05H00, com uma temperatura de 4ºC, divagando para os meus botons aquilo que muitos já me questionaram: O que leva um indivíduo a sair da cama às 04H00 da manhã, com temperaturas negativas ou a rondar isso, para fazer uma viagem de muitos quilómetros, para de seguida sofrer em cima de uma bicicleta durante horas????...e eu respondo sempre: porque amo este desporto e no btt os trilhos e o sofrimento aceitam-se de sorriso no rosto.

21 Janeiro de 2012 - À conquista Guimarães - V.N.Gaia - Guimarães

       Eis que num dia de nevoeiro, o presidente deste prestigiado clube decide aproveitar a elevação de Guimarães a Capital Europeia da Cultura, para organizar um evento.
       Com uma boa adesão do grupo, foi escolhido um treck da cidade de Gaia até ao Centro  de Guimarães, com uma grande prevalência pelo monte, pois isto não era um treino de passadiço.        Foi assim decidido que a concentração seria no biclas, pelas 07H30, para tomar um cafézinho e arrancar até ao Afonsinho Henriques, pois o objectivo era chegar cedo àquela localidade e quiçá ainda subir à Penha, caso tivéssemos ainda força nas perninhas.      Contudo para não fugir ao normal, continua haver pessoal que dormem enrolados não a cobras, mas sim a jibóias, e assim têm grandes dificuldades em conseguir sair cedo da cama. Assim, os prós apenas estavam todos reunidos pelas 08H30 para a foto da posteridade e dar início a mais esta aventura.  Partimos assim à sua conquista da parte da Ecobike: eu(tojo), Presidente, Quelhas, Leandro, Couto, André, Mário, Paulo, Nuno, Coelho e Daniel. Da selecção do resto do mundo, convidamos: Pedro, Anselmo, Sr.Carvalhal, Zé Carlos e o Bruno.