26 Março 2011 - GEO120 - Ponte Lima- Mentes Insanas

    Integrado numa nova filosofia, quiçá única, no promoção e organização de eventos BTT, os Searatrilhos – Ponte de Lima, decidiram avançar com um GO – GRANDESodisseias 2011, composta por três provas com distâncias, dificuldades e locais distintos.
          Assim e tendo em conta que a equipa necessitava de elevar os níveis de preparação físico/psiquico, para o grande objectivo de 2011 – (160 km Serpa), aceitamos o desafio de participar na 1ª etapa desta odisseia - GEO120. Era pois um percurso em autonomia total, orientado apenas por GPS, com um acumulado de 3000, ou seja BTT no seu mais alto nível, puro e duro, estando assim todos os condimentos para um grande empeno, agravado ainda pelo estado do tempo, bem como as características do terreno onde iríamos rolar, ou pelo menos tentar…lol
 Claro que necessitávamos de um GPS bem afinado, tendo sido escolhido assim o do Leandro. Partimos assim bem cedinho, como é normal de V.N.Gaia, para a conquista de Ponte de Lima, eu (tojo), Leandro, Kiko, André, Couto e o Coelho, que baptizou a sua nova máquina, uma Cannondale acabadinha de chegar da Tailandia.
      Com uma viagem tranquila e sem o stress de outras provas, deu tempo para chegar à sede deste grupo, levantar dorsais e proceder às afinações finais das nossas máquinas, tendo o Coelho aproveitado para ir retirando os plásticos da pedaleira, bem como ler as instruções da nova suspensão, que por defeito só veio com um braço….lol
O tempo mantinha-se com má cara, estando previsto durante a prova condições climatéricas adversas, com muita chuva e vento à mistura... e não é que adivinharam mesmo, e de que maneira.
    Também participaram os nossos colegas insanos Zenight e tubaralhas da equipa Gandam@lhosPartindo.
       De Ponte de Lima com uma cota de 25 m de altitude, havia como 1º objectivo “escalar”, pois mais parecia uma parede, Corno de Bico a uma altitude de 850 m, isto claro em apenas 18 km de percurso, começava aqui Mente Insana, pois não se conseguia ver o fim da “coisa”.    O tempo permanecia muito instável, que ia originando constantes paragens do grupo, ora para vestir, ora para voltar a guardar os fatos de chuva e eu claro para aproveitar para dar ar ao pneu, que tinha acabado de furar.
       De seguida descemos até Riba Nogueira no Vale do Vez, a 75 m de altitude. Foi sem dúvida dos locais mais bonitos que andei, single-tracks espectaculares, um pouco escorregadios, em que a concentração e a destreza tinham de estar em alerta, para não sermos facilmente “arrastados” para fora do trilho. Neste local foram tiradas as fotos mais espectaculares do dia, onde a brincadeira e boa disposição imperou. 
         Mais à frente houve claro uma paragem mais prolongada para nos sentarmos para uma “refeição” mais calma, incluindo o manjar dos figos do kiko, que prontamente foi interrompida por mais chuva.
  O 2º cume, e numa altura em que o temporal se intensificava, era composto por uma nova “parede” até aos 800m de altitude sobre a Serra da Peneda. Quando as coisas estavam muito feias, a bicicleta do André decidiu complicar um pouco mais as coisas, a corrente passou para locais impossíveis de andar, que originou uma paragem com cerca de 30 minutos,
havendo necessidade de desmontar as roldanas e desviador traseiro para voltar a por as coisas no seu devido lugar.

O frio desta paragem forçada, fez mossa, dos piores momentos até então, ou mesmo que passei em cima de uma bicicleta, em que o frio trespassava o corpo, devidamente abençoada por uma chuva imensa, não se sentindo sangue na maior parte do corpo.   Nesta altura era bem melhor a sensação de empurrar a bicicleta à mão, do que andar em cima dela. Acho que havia partes do meu corpo que ganharam vida própria, sem qualquer tipo controle, em que os picos que constantemente vinham contra as nossas pernas, mais pareciam agulhas. No meio deste cenário tenebroso, faziam-se ouvir o relinchar dos cavalos selvagens, quiça a rirem da nossa condição.
   Uns quilómetros mais à frente, elementos da organização estavam aconselhar o pessoal a não continuar esta escalada, face às condições meteorológicas terríveis, passamos pois para um dos pontos de fuga.    
       De volta ao Vale do Vez era altura de descomprimir um pouco e rolar cerca de 7 km em asfalto até Ponte da Barca, onde decidimos fazer uma paragem num tasco ali existente, para beber café e aquecer um pouco. Logo de seguida seguimos em direcção a Ponte de Lima pela sua famosa “Ecovia” situada na margem do Rio Lima, altura em que o tempo aliviou um pouco.
    Em termos globais, fizemos passagens por Floresta, estradões, ribeiras, montes e vale  s, com muito granito no percurso, em que a minha rígida se portou, como normal ao seu alto nível. Estatísticamente fizemos perto dos 100 km, em 9H30 e com um acumulado perto dos 2.600m. 

na versão exterminador implacável




       Deu para sentir no corpo o significado de “MENTES INSANAS”. Hoje mais que físico, foi posta à prova a nossa mente, numa preparação mental ao sofrimento, e isto só em condições adversas é que se consegue.








video do evento...

27 Fevereiro 2011 - Serra de Stª Justa - Valongo

A convite do Monteiro, pleno conhecedor dos imensos trilhos existentes na Serra de Stª Justa – Valongo, decidimos acompanhar o mesmo “na sua casa “ e assim efectar um treino que sabíamos que ia doer.

aquecimento de rolos

        Nesta altura do ano e porque não se conseguiu melhor, tava um frio tremendo, que me obrigou a fazer o aquecimento de cobertor, dispensando desta vez os rolos...lol
        Em ritmo moderado, fomos “comendo kms”, pautado por um terreno muito duro, com pedra solta e uma subida fenomenal e muito tecnica, característica daquele local. Aproveitando a paisagem magnífica daquela serra, não poderímos deixar de tirar as respectivas fotos da praxe, pois não é um local onde costumo muito andar. Devia ter uma placa a dizer "Proibido rígidas", pois é coça na certa, bom bom, é para o pessoal mais "fraquinho" lol, que tem 120 mm e mais, descendo a serra com facilidade terrível. Pessoalmente a minha cervical quando vê este tipo de trilhos começa logo chorar.
    Contudo e pese embora ter caído numa descida, queda da praxe, que originou uma masela no joelho, o percurso correu de forma tranquila, ficando mais uma pequena batalha ganha em direcção à guerra final, essa marcada para dia 09 em Serpa, sempre na companhia de alguns dos prós que me vão fazer companhia nessa aventura, ou seja André, Leandro, Coelho e Ricardo, desta vez o Kiko e o Metralha encontravam-se a fazer um mega passeio à beira mar...
        Foram assim percorridos 32 km, em 3h50 m, com um acumulado de 1250 m, dando para notar a dureza do percurso....