10 Dezembro de 2010 - Passeio das Luzes

          Uma vez mais a Ecobike decidiu organizar o  passeio anual de Natal, intitulado "Passeio das Luzes", que decorre pelas principais artérias das cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Contudo e graças à crise anunciada, as Câmaras Municipais decidiram cortar nos enfeites e luzes que tanto alegravam os centros das cidades, normalmente esquecidos durante o ano, ficando assim bem mais pobres e quase no esquecimento esta quadra tão bonita, que deveria ser de alegria, animação, brilho, luz, divertimento, etc, etc
      Ainda assim, decidimos apostar na organização e se a cidade não tem luzes, enão os betetistas enchem a cidade de luz. Foi assim decido fornecer aos inscritos um gorrro de pai natal que piscava, bem como a meio do percurso e para animar a malta e a alma, um copo de vinho do porto, bem como uma fatia de bolo rei.
       Pelas 20H30 começaram a chegar os primeiros betetistas, num total de cerca de 80 para o passeio, onde depois de fazerem a sua inscrição e terem levantado um saco com alguns brindes e o dorsal, começaram a disparar as luzes dos gorros, que iriam posteriormente dar uma imensa luz por onde passavamos. Depois de todos bem equipados e fotos tiradas, pelas 21H30,  o vice-presidente deu a sua duzinadela da ordem, abrindo oficialmente o passeio.  
     De realçar ainda a vertente solidária que alimentou este evento. E foi com este espírito que diversos participantes, deram o seu donativo através de géneros alimentares e brinquedos que farão, de certeza, o sorriso de muitas crianças que fazem parte da entidade “Aldeias de Crianças SOS” neste Natal de 2010.

     Foram assim percorridas em ritmo de passeio, camaradagem , brincadeiras e
 alegria, algumas das principais artérias, tais como Avenida dos Aliados, Praça República, Rua Boavista, Cedofeita, Cordoaria, Clérigos, Sé, Jardim do Morro, Marginal Gaia, Túnel Ribeira, Mousinho Silveira, etc..
       Este ano o local escolhido para a "reforço", foi na Ribeira de Gaia onde, nas magníficas instalações da Gaiurb , cortesia do Presidente da Junta, desfrutamos do tradicional Bolo-rei e Vinho do Porto.
       È sempre um prazer andar de bicicleta à noite, vestido de Pai natal, pelas principais artérias da cidade, na companhia dos amigos e pessoas que neste dia se quiseram juntar a esta iniciativa.
Oh Oh Oh Oh Oh ...Bom natal ....

13 Novembro 2010 - Passeio S. Martinho V.N.Gaia

       Depois da data escolhida e feitas as promessas para ajuda divina, no sentido de nos poupar um pouco à chuvinha que tinha caído nos últimos dias, decidimos por em marcha o nosso Passeio Anual de S. Martinho.

         Desta feita foi decidido pedir ajuda ao Centro Cultural e Desportivo Arca de Noé, que nos cederam gentilmente as suas instalações, para que no final o pessoal pudesse de uma forma mais abrigada comer as suas castanhas, bem regado por vinho e conviver um pouco mais entre amigos.


         Depois dos cobertores vestidos e pantufas calçadas partimos para uma volta com cerca de 25 km, que decorreu sempre com tranquilidade por algumas das artérias da nossa cidade, havendo ainda vontade de fazer um pouquinho de monte, para matar saudades e sujar as bicicleta.

         

         Foi pois um passeio curto em que o objectivo foi cumprido com sucesso, para o ano à mais castanhas...abraço a todos os que se quiseram juntar ao grupo...


13 Junho 2010 - Gincana na Escolinha

          Desta feita o vice-presidente decidiu organizar algo diferente, ou seja , levar a bicicleta à escola, proporcionando um dia diferante às crianças e fomentar o seu uso junto destes.
     Com o apoio da Associação de Pais da Escola Primária das Matas, em Vila Nova de Gaia, realizamos o evento no domingo (13), durante a tarde, em que compareceram cerca de 20 crianças de várias idades, com o objectivo de se divertirem neste dia que concerteza seria especial nas suas vidas.            Assim, o percurso foi orientado e desenhado pelo Vitokorov, que contou com a ajuda na orientação da pequenada pelo Litos, Pedro, Zé e eu (Tojo), que nos encontravamos em locais estratégicos, de forma a orientar e permitir uma maior segurança e ainda o Márito que se encontrava na mesa a servir de júri, pois estava encostado às boxes.      
        A brincadeira estava dividida em: gincana, a lebre (corrida rápida), o caracol (vencia o mais lento) e um exercício de equilíbrio, em que a pequenada dava o melhor de si, correndo sempre com animação, alegria, descontração e boa disposição, que só as crianças sabem proporcionar.
       No final houve lembranças para todos, premiando assim o esforço de todos.
       Foi sem dúvida um domingo diferente, em que sou um sortudo de fazer parte desta equipa e que neste caso conseguiu animar e proporcionar um dia diferente a todas as crianças que participaram na neste desafio.     
       O Vitokorov ainda decidiu escolher e assinalar um dos direitos descritos na Declaração Universal dos Direitos da Criança (aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1959), no artigo 7º
“Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantir a ela o exercício pleno desse direito.”

19 Dezembro 2010 – III Passeio S. Silvestre 2010 – Mortágua

       Mais uma viagem, desta feita até ao Concelho de Mortágua, situada no Distrito de Viseu, a cerca de 125 Km, da nossa bela cidade.
       Desencaminhados pelo Kiko, eu ( Tojo), Kiko, Gigantone e mais o pró da Durus Cale – Metralha (também conhecido por Avô Cantigas ou Couto), rumamos para mais uma aventura.
Depois das malas e das nossas “ meninas” montadas no camião do Kiko, arrancamos com um ligeiro atraso provocado pelo Presidente, que antes das provas fica sempre nervoso e passa a noite na casa de banho.
         Com um percurso sempre feito em grande “galhofa”, chegamos ao secretariado perto das 09H00, para levantamento dos nossos dorsais, estando nesta altura a temperatura ideal para pedalarmos, ou seja -1º.
      Ainda houve tempo para um ligeiro aquecimento e respectivas fotos da praxe, salientando-se desta feita, a colocação estratégica na meta por parte do Presidente, que se colou à traseira da carrinha que ia servir de guia por algumas das artérias, antes de ser dada a partida oficial, composta por cerca de 110 atletas, com o objectivo de completar os 43 Km do percurso definido.
       Em termos físicos foi uma semana difícil, pois tive com uma gripe, em que foram mais os comprimidos do que os treinos.
  Contudo, como é normal, não estava com muita vontade de passear, pelo que fui rolando sempre na roda dos primeiros, pese embora com bastante dificuldade, diga-se de passagem. Em termos gerais fiz o percurso sempre com andamentos bastante mais altos que a capacidade física que tinha, agarrando-me contudo à minha capacidade de sofrer.  Aliado a tudo isto também a "máquina" não estava no seu melhor, com alguns problemas mudanças, que me obrigou a desmontar várias vezes paa solocionar os mesmos.
    Não obstante todos estes contratempos, o melhor de tudo foi ter conseguido chegar ao top 10, ficando num honroso 7º lugar, ou seja a melhor classificação até então conseguida.
     Mas o melhor estava para vir, pois o Presidente chegou quase 1 hora depois, onde volvidos 15 minutos chegou o Kiko e o Metralha. Então não é que o Presidente pese embora ter furado, e ter ficado parado cerca de 30 minutos, graças a uma queda aparatosa, não passou pelos outros dois atletas e consegue chegar quase 15 minutos antes, sabem como???????? (será que foi teletransportado???, será que vuou???)...Pois é, claro que havia BTT sem o Gigantone, mas de certeza que não era a mesma coisa.        
          Em termos gerais a prova estava muito bem sinalizada, com os cruzamentos bem sinalizados e controlados com pessoas da organização, abastecimentos mais que suficientes, compostos por sandes, bolos, fruta e bebidas. O almoço estava muito bom, sendo composto por grelhados de várias carnes e ainda com boas sobremesas para repor energias.
         No final e durante os banhos, pese embora eu não ter lá estado, foi-me descrito que o Metralha, andou no balneário a medir quem tinha sido mais abunado à nascença, será que avô tá louco???? 
        Depois das barriguinhas cheias, ficamos um pouco para assistir ao sorteio de umas lembranças, tendo sido presenteado com uma bidon para a bike e Gigantone com um conta kms, embora tivesse preferido a viagem de balão de ar quente, que também foi sorteada.
        Assim foi mais um domigo passado entre amigos, que pese embora serem sempre os mesmos, continuam em grande estilo.