28 Setembro 2009 - Convívio Descobrimentos - V.N.Gaia

   Eis que no dia 26 de Setembro de 2009 se juntaram os amigos do Santiago “Beep-Beep”:
- Os Ecobikers
- os Bike17Ecos, apenas um, porque os outros…estavam muito ocupados, honra seja feita ao “Saca-Saca”
- os Sodhisa-Bikes na chefia do seu ilustre representante José Manuel Costa…
para mais um convívio de alegres e carunchosos bttistas…com vontade de pedalar por entre ruelas e “pequenos” montes de Vila Nova Gaia.
  
       As 9h00 em ponto, começam a aparecer os madrugadores…ainda estava eu no banho quando me ligam para abrir a porta
        Pelas 9h40 lá saímos a muito custo, pois a vontade de alguns era pouca…
      Reunidos 25 corajosos para pedalar…lá fomos andando até que o Valente, mais conhecido por “Compostela”, se lembra que tinha saído de casa sem comer e ás 10 30h lá tivemos de parar num “tasco” para beber umas cervejas e umas bifanas, os mais corajosos, porque os restantes comeram umas barritas muito light e umas águas com gás…
        Seguimos caminho em direcção ao mar, depois de já ter-mos deixado para trás as ruelas de Gaia, onde alguns já transpiravam e pediam o INEM…pois as subidas eram mais que as descidas…eis que os “prós” de destacavam na frente reclamando que estávamos a andar muito devagar…
        Após tantas lamentações pedi ao José Manuel Costa, Ilustre representante da Sodhisa Bikes que tomasse o comando a meio do percurso, eis que nos levou para a Serra de Canelas.
        Durante o percurso, as imagens e filmes ficaram a cargo de ilustres operadores de câmara, como o Vítor Silva, mais conhecido por “Vitokorov” e o Santos que ainda não tem alcunha, mas não tardará a ser baptizado, ainda bem que ficaram registadas algumas imagens de cenas bem interessantes como a minha que a meio já transpirava com os telefonemas para a orientação do “tacho” que se aproximava.
        Depois de 37km, a sede já apertava…eis que no percurso aparece o tão desejado abastecimento…a “tasca” da tia Alzira, onde foi possível matar-mos a sede de alguns, os mais corajosos e a vontade de beber de outros que com vergonha ou falta de “pedal” ficaram a ver o “Compostela” e o Costa a prepararem uma receita á maneira para acabar os últimos km até casa.
        Chegados a minha casa “beep-beep…esperou-nos um banho refrescante e um alegre convívio, onde foi possível confraternizar, comer e beber uns copos á volta de umas descontraídas conversas e gargalhadas…
         Da minha parte só me resta agradecer a comparência de todos os que vieram e os que não puderam vir também…porque tenho a certeza que se pudessem também cá estariam…
Abraço a todos e excelentes pedaladas.
   Ass. Henrique Santiago “beep-beep”

23 Novembro 2009 - 2ª Rota das Tascas - V.N.Gaia e Porto

       O 2º MEETING SANTA BEBIANA (protectora dos alcoólicos), desta vez não foi adiado, apesar da chuva anunciada para este sábado.
        No entanto, devido à chuva resolvemos cancelar o trajecto elaborado pela cidade de Gaia, com inicio no Jardim do Morro e final na cidade de Espinho, uma vez que requeria alguma exigência física e técnica, com vários quilómetros em terra, pelo que, água e lama tornavam o passeio desagradável.

  Deste modo, a decisão natural foi repetir o Passeio das Tascas do ano transacto, com alteração evidente do local de concentração ser diferente.
       Nesta coisas já todos estamos habituados as desculpas mais variadas daqueles que, com chuva gostam é de caminha...
   Lista dos sócios das Tascas: - Vitokorov // - Gigantones // - Tojo // - Henrique // - Marito // - António// - Mota // - Carlos// - Paulo //-Valeriano // - Silva
       De salientar a presença dos seis últimos nomes, um grupo de amigos de Oliveira de Azeméis, que vieram ao Porto, conviver connosco neste evento, no dia em que um clube regional desta cidade ia jogar com o Oliveirense para a Taça.
      As 10h30, dê-mos inicio ao passeio, após as fotos de grupo (com dois fotógrafos fraquinhos) com uma pequena subida, em direcção ao quartel militar da Serra do Pilar, com o Vitokorov a carregar sete litros de líquidos, para aumentar a carga do treino ou quiçá para quem tivesse muita sede, ao longo do percurso.
       Quando começamos a descer em direcção ao Areinho de Avintes, numa ruela existente na proximidade da Rua Vieira Pinto, o Gigantones guiava o grupo destemidamente por umas escadas, por entre o casario degradado, tendo nesse instante um cão atacado selvaticamente o segundo elemento do grupo, que como não podia deixar de ser foi o azarado Vitokorov.
    Seguiu-se um curativo improvisado enquanto os marretas assistiam do balcão a agonia da vitima e o cão "discutia" com o Gigantones.

     
       Lá retomamos o caminho pelo single-track ao longo do Douro, desde a Ponte D. Maria Pia até perto da ponte D. Luís.

      
 


Primeira paragem para um cálice de vinho do Porto, na Ribeira de Gaia, onde estava presente a verdadeira personagem frequentadora dos tascos, que infelizmente ninguém fotografou                   
      
   Daqui seguimos para a Invicta, para as Bifanas da "CONGA", na Rua do Bonjardim.

       Depois fizemos uma passagem pela mediática Rua de Santa Catarina, que devido a chuva não deu para ver grandes "montras".... Próxima paragem na Praça dos Poveiros, com vários petiscos e receita acompanhar. Nalguns casos, papas de sarrabulho e caldo verde.
       No trajecto seguinte até a Ribeira do Porto, pela marginal (Av. Paiva Couceiro), a chuva aumentou de intensidade tornando este troço muito desagradável.
     



Seguiu-se a visita à tasca ESCONDIDINHO DO BARREDO, que desaconselhamos pelo atendimento e pelo preço.
Contudo, julgo que para um elemento deve ter deixado boas recordações, a julgar pela foto com as duas turistas francesas, que optamos por não revelar a sua identidade.
       Como a chuva já estava a deixar marcas decidimos ir para a última taberna na zona da Boavista, seguindo pelos Caminhos do Romântico.

 Chegada à CASA DRAGÃO, por volta das 15h00 e com cerca de 25km, terminamos desta forma o passeio, em consequência das condições atmosféricas 
      
           Mais petiscos e um salutar convívio entre todos os presentes, com castanhas no final, oferecidas pelo sogro do Gigantones, ficando só a faltar a água-pé.
      Depois do repasto os mancos do Gigantones, do Marito e do Tojo, foram embora de carrinho, já cansadinhos ou com medo de se constiparem e os restantes regressaram ao local de partida fazendo mais uns quilómetros para fazer a digestão.
   
Uns quilómetros mais-à-frente uma paragem não programada na Praça Carlos Alberto, para café e bolo, oferta do Valeriano.
   Terminamos o passeio com a "promessa" de um passeio idêntico em Oliveira de Azeméis, no inicio do próximo ano, a que não faltaremos.



  Ass:Tojo

25 Maio 2009- V.N.Gaia - Fátima


…depois do convite da ilustre direcção da Ecobike, ao qual não poderia recusar, e, depois de pedir autorização ao meu treinador, visto ser membro fundador da equipa DASDIKES - atletismo, aqui vai o meu contributo e relato deste passeio.

   Com as pernas e braços (depois do trambolhão) ainda quentinhos, graças à Deusa das Provas de BTT, claro está Maratona Portalegre 2009, em que se fez representar por alguns dos seus ilustres associados, a Ecobike voltou novamente a organizar um dos já Clássicos no Calendário Nacional de Estrada, Travessia Vila Nova Gaia – Fátima.

   Assim, logo pelas 06H30 começaram a chegar os primeiros corajosos, em que facilmente se poderiam dividir em três grupos:

• OS PROS (profissionais com bicicletas estrada, habituados a rolar muito e equipados até aos “dentes”);
• OS MANCOS (menos- profissionais com bicicletas btt, mas também com uma condição física invejável, piu!!!!!)
• OS AGUADEIROS (aqueles dois moços que enchiam os bidons do pessoal e iam dando orientações sempre exactas, ora,ora…..).

   Assim, o pessoal começou alinhar para a foto. Tão lindos que estão os meninos … e claro a gerência agradeceu….

   Onde depois de um Breafing rigoroso, orquestrado pelo Dr. Zé e das fotografias da praxe lá se deu início ao passeio (pensava eu)

antes que voltasse a chuvinha…


   o pessoal sempre a rolar a grande média só foi parado pelo comboio, que a Ecobike não conseguiu alterar a sua hora de passagem,

   Pelas 09h30, lá paramos em Estarreja, para tomar uns cafezinhos e abastecer, claro está que houve quem aproveitasse para trocar uns beijinhos tal era a saudade

   A passagem pela Ponte Edgar Cardoso, na Figueira da Foz, sempre com o Ecobiker Calheiros a marcar o ritmo e a posar para a foto.

…. finalmente a bandeira, que tanto aguardávamos, desde a passagem pela ponte da Figueira, mas que só apareceu uns quilometros mais à frente na freguesia da Marinha das Ondas, onde o pessoal aproveitou para se abastecer, descansar um pouco, para voltar à estrada, pois ainda faltavam cerca de 70km.

   Tojo em meditação

…depois de ultrapassado o esforço da subida (Santa Catarina da Serra), que não tinha fim, até ao Santuário de Fátima, todos foram chegando, com mais ou menos dificuldade ao seu objectivo, ficando as lembranças, esforço, dedicação, glória, fotos, dores, convívio e principalmente a amizade entre todos.

...um carinho especial pelos menos jovens de idade, mas em grande forma,

o VÚ e o ROMERO, aqui fotografados em grande estilo, parabéns amigos.

   Uma palavra especial para os AGUADEIROS, que pese embora me tenha sentido mal, devido a não me ter alimentado, sempre senti o seu apoio incondicional, que durante o percurso foram sempre dando um alento especial, palavras de conforto, animo e força


...e ainda aos nossos sempre presentes amigos Mendes e Narciso, que nos iam dando aguinha, conforto, força e sais…

Sem mais me despeço com amizade

Ass. Tojo

25 Outubro 2009 - 4º Passeio BTT pelos Trilhos de Lousada - Lousada

...mais uma prova, mais uma presença do melhor “manco” da ECOBIKE, desta feita na companhia do Rafael, em Lousada

O dia não era o melhor para levantar cedo da caminha, face à chuva intensa que se fazia sentir. Contudo como a vontade é muita, lá partimos para mais esta aventura.

Com um pequeno atraso, já que o pessoal devia se ter esquecido que a hora tinha mudado, lá partimos cerca de 300 superatletas de impermeável, guarda-chuva e galochas de pitões de alumínio, tal era a quantidade de lama no percurso, que fazia com as bikes andassem para trás, dificultando ainda mais este passeio já por si complicado.
Tirando o piso e o tempo diga-se de sua justiça, que não faltou nada, senão vejamos:
• chocolate quente aquando do levantamento do dorsal que se desenrolou sem demoras;
• trilhos a passar por muitas pontes em madeira por cima de riachos extraordinárias;
• aquecimento em bikes de indoor com uma professora fim do mundo;
• excelentes marcações e com excelente "vigilancia" em tudo o que eram cruzamentos, com dezenas de colaboradores a cortar estradas mais perigosas;
• um bom reforço, com várias tipos de sandes, sumo, bolos, água, etc;
 banhos 5*( do melhor até hoje);
• vários pontos de água espalhados em que os colaboradores até a rolha abriam;
• almoço 5*, várias carnes grelhadas, sobremesas, bebidas, arroz, feijão preto, e claro está sentadinho e confortável. (simplesmente do melhor até hoje);
 simpatia geral de todo o staff da organização e até dos populares que iam puxando pela malta;
       Em resumo, e pese embora não ser uma prova, mas sim um passeio, foi dos melhores em que já participei e concerteza um passeio a repetir em detrimento de outras provas tão publicitadas mas que em nada dignificam o BTT.
        Claro está que segundo a contabilização por parte do João (mata cães) que esteve a contabilizar, eu e o André (que está a rolar à força toda) terminamos juntos, ficamos entre os 30 primeiros, mais uma estrondosa representação da ECOBIKE.

Ass: Tojo

02 Julho 2009 - Maratona de Lafões - São Pedro do Sul

       Aproveitando um convite irrecusável por parte de um amigo e tendo em conta ser nos últimos anos o melhor homem da ecobike( rs…rs), lá fui eu até São Pedro do Sul participar na 1ª Maratona de BTT de Lafões.
       Com a temperatura a rondar perto dos 40º, decidi fazer o percurso da maratona que teve cerca de 70 duríssimos kms, com passagens pelas aldeias do Alopisco, Macieira e com uma subida de 6 km à Serra de São Macário a 950 mts de altitude
SEMPRE A SUBIR ATÉ AO ALTO DE S. MACÁRIO:
       Depois de tanto subir veio a espectacular descida com cerca de 10 kms até São Pedro do Sul, onde voltei a malhar, tinha de ser amigos, cada prova, cada malho :)
       Fica ainda o percurso ao longo do Bioparque, sempre a tostar, até surgirem uns espectaculares single-tracks.
       Claro que tudo isto terminava numas escadas muito íngremes, e depois de ver as contar e tendo em conta o meu passado, decidi descer com ela ao lado, não fosse servir de risota.
E FOI ASSIM QUE SE PASSOU….
       Posei para a foto não fosse o presidente
       Saber que fui e eu não ir devidamente
       Equipado…
Ass: Tojo

16 Julho 2009 - Maratona Rota dos Móveis - Paços de Ferreira

      Tendo em vista a preparação específica para as 24 horas Btt, prova que se prevê duríssima, e atendendo aos prémios anunciados, fui fazer uma visita a Paredes, para a Rota dos Móveis - Paredes.
       Como a organização era muito rigorosa e a prova começava às 08h30, ainda eu estava a levantar o dorsal, já estava a organização a dar o tiro de partida, enfim…
         Como seria de esperar nem tempo tive de me equipar, nem conta-quilómetros, barras, etc, já para não falar que o carro ia ficar aberto com as chaves na ignição….
.....mas acredito que não havia problemas
        Começando a prova em último lá fui eu ultrapassando pessoal, (desta vez só caí três vezes, por isso estou a melhorar), até que perto dos 40 Kms todos os atletas se perderam, com setas a roxo no alcatrão, setas para as três direcções, em que tinhas de escolher a mais bonita, vários cruzamentos com nacionais em que ninguém lá estava…etc etc etc…
        Até que se juntou cerca de 20 colegas perdidos e decidimos vir embora para a meta.
        O nosso espanto foi tremendo quando na meta, estava quase tudo à porrada, porque todos se tinham perdido e ninguém conseguiu terminar a prova porque tecnicamente todos foram desclassificados, contudo foi a prova mais divertida que fiz até hoje …
        Até houve pessoal que andou numa pista de Donwill… eh eh eh …. lá está que esse colega terminou no hospital todo partido…
        Ficam dois ensinamentos, seleccionar bem as provas e nunca acreditar quando os prémios são muito bons..
         A minha bichinha cansadinha de levar porrada….eh eh eh
         Abraços ecobikes.
Ass: Tojo

10 Outubro 2009 - Maratona Póvoa de Varzim

      Mais uma corrida mais uma viagem…e desta feita até à cidade da Póvoa do Varzim, na companhia do pessoal da Sodhisa e do Henrique Santiago, que é um misto da Ecobike, Sodhisa e 17Eco.
       De notar mais uma vez, a ausência dos fraquinhos da Ecobike, que andam desaparecidos destas andanças, principalmente depois de terem aberto mais uma secção – a da pesca submarina (caça aos congros e tubaralhos).
       Depois de muitas expectativas, o que se verificou é que esta maratona e tendo em conta o que foi apurado no local e mesmo no fórum, tem caído de ano para ano, tornando-se numa prova organizada por profissionais em busca de dinheiro do pessoal que gosta de BTT, tendo decaído o nº de participantes que ali se deslocam, em nº significativo.
          Pessoalmente e em termos desportivos inscrevi-me na maratona de 48 km, que completei em 2,20 m e fiquei em 117, no meio de 941 que terminaram a prova, nada mau…para um manco que não teve tempo de tomar as respectivas “bombas”…
          Em resumo foi uma prova que se desenrolou quase na totalidade no meio dos campos, cheios de muita lama e muita bosta (parecia Santiago) com cheiro intragável, sem locais de interesse e nada bonito, tendo apenas um abastecimento normal para estas andanças.
          Negativo foi tomar banho com água gelada e o almoço servido no campo de toiros da Póvoa, debaixo de sol intenso e sem sombras, com apenas uma fila e sem nada fresco para se beber.
          Para as expectativas criadas em anos anteriores, fica mais uma maratona cara, com alguns pormenores engraçados, mas muito a melhorar, dando numa escala de 1 a 10…. Um pequeno 6.

Ass: Tojo

22 Novembro 2009 - 1ª Maratona Aveiro - Aveiro

...mais uma prova… mais uma desilusão!
       Das duas….três …, ou estou a ficar muito esquisito, ou as organizações das provas de BTT feitas por empresas promotoras de grandes eventos, não servem para mais nada a não ser amealhar grandes quantidades dinheiro, à custa dos muitos betetistas que tanto gostam desta modalidade.
       Face ao exposto e tendo em conta que já estou em lágrimas vamos ao relato de mais uma jornada.
      Tal como o nome dizia era a 1ª maratona na cidade de Aveiro e organizada pela conceituada promotora eventos Atlética, pelo que tudo tinha de promissor.
      Assim, e mais uma vez desloquei-me na companhia do camaleão do BTT (Henrique Santiago), meio Ecobike, meio Sodhisa e meio Bike17Eco, para mais uma aventura, inscrevendo-nos na prova dos 50 Km, destinada aos fraquinhos claro.
      Chegados ao local do crime, sito num amplo espaço para estacionamento (estádio do Beira Mar), deslocamo-nos ao local de levantamento de dorsais, que foi efectuada de uma forma célere e bem organizada, mas, …. os problemas estavam para vir….senão vejamos: -
• As marcações eram insuficientes, o que originou que muitos atletas se perdessem, outros andassem a pedalar em sentidos opostos aos trilhos, levando-me a questionar outro colega de quem estaria bem, eles ou nós???
….Enfim … foi só rir.
• Os meios de socorro existentes eram praticamente nulos, concerteza por saberem que os aselhas da Ecobike não viriam.
• Os abastecimentos eram do mais pobre que vi, tendo apenas umas garrafas de água, laranjas e bananas, tendo o indivíduo que lá se encontrava ter tentado meter meia banana no meu bidão, quando lhe pedi abastecimento…liquido, entenda-se claro. -
• Os controlos que eram feitos a caneta no dorsal existiam e eram feitos junto aos abastecimentos, imaginem a confusão, para no final todos se esqueceram dos mesmos, ninguém verificou, havendo pessoal que fez perto de 40 km de prova, os que se perderam fizeram 60 km e os que fizeram tudo certinho sem se perderem, onde eu estava incluído, fizemos perto de 50 Km.
       Terminei a mesma com 2,24, na 113 posição num universo de 1000 atletas divididos pelas 2 maratonas.
        Na meta não faltava uma vez mais, muito barulho e confusão dos prós que andaram perdidos e dos sorrisos dos que ficaram no pódio, mas que tinham feito menos 10 Km do que deviam e por isso não tinham os controlos todos, mas também não foram desclassificados, incompreensível….-
• E quando pensávamos que o mau já tinha acontecido (cheios de lama até aos cabelos)…veio o muito mau….Balneários.
        Os chuveiros eram no interior do estádio do Beira Mar, estádio construído de raiz para o Euro e que não existiam cabides, nem bancos para pendurar a roupa.
        As pessoas tiveram que se despir e vestir nos corredores pois era apenas aí que ainda se encontrava algum espaço sem água e lama no chão, com os elementos femininos a passarem nos corredores e se não queriam ver fechavam os olhos…inacreditável.
• Aí surge o péssimo… a água para o banho era gelada, nem conseguia chegar a ser fria, era gelada, gelada, gelada, directamente do Pólo Norte.
• Para terminar, o almoço, depois do péssimo vem o enfadonho.

        Face à nossa excelente prestação, outra coisa não seria de esperar, depois dos treinos intensos a que nos temos sujeitado, fomos dos primeiros a entrar.
        Um almoço composto por canja, massa, franguito assado, umas batatas fritas de pacote, pão, água e sumo feito com concentrado que rendeu certamente dez vezes mais do que o indicado pelo fabricante, sempre servido de pé, que era para despachar.
        O insólito era um segurança à porta da sala onde estava a ser servido este almoço e que só deixava entrar perto de 20 atletas de cada vez e facultava a entrada apenas quando os outros saíssem, rs….rs….. imaginem a confusão, os assobios, inacreditável.
         Por tudo isto, valeu a boa disposição, mais um treininho em competição, os risos das peripécias, e claro as fotos da praxe.
 Ass: Tojo

12 Janeiro 2010 - Btt Invernal - Vila Real

     Para começar bem o ano, nada melhor que uma ida até à Serra do Marão - Vila Real, para participar neste passeio organizado pela Bila Biker´s, na companhia do único elemento que tem pernas para me acompanhar, nada mais que o Henrique, para um percurso a rondar os 50 Km, contando ainda com a presença do Farrapo, não estivesse ele a jogar em casa.
        Tendo em conta que o tempo estava terrível e o pessoal ainda se encontrava de ressaca, da passagem ano, houve muita gente que não compareceu na meta.
        Com uma organização sempre à altura dos acontecimentos a partida deu-se à hora prevista.
        Como seria de esperar o percurso encontrava-se com muita, muita, muita lama, a na sua ausência muita água, o que originou muitos problemas mecânicos nas nossas meninas e nas nossas pernas também.
        A pedido de muitas famílias e porque o vice-presidente diz que só tiro foos no partida e chegada, só para o contrariar, decidi ir em ritmo passeio e tirar fotos em cada esquina, fazendo companhia ao Beep-Beep que durante toda a prova veio a destilar da passagem ano, sendo insuportável o cheiro junto a ele, pois era um misto da fábrica da super-bock e do champagne Perignon.
        Para agravar, decidiu colocar as lentes de contacto cor-de-rosa, para conquistar umas miúdas, claro está que entrou areia para as ditas cujas e tivemos mais 15 minutos a por água para retirar terra….como é possível, não lembra ao diabo….(mas não fica por aqui).
         Claro que está que o sofrimento e o cansaço era tal que o Beep-Beep, decidiu aos 48Kms, a faltar cerca de 2/3 Kms para o final e numa passagem pelo alfalto que não entrava mais no monte, querendo desistir ali mesmo… (nem queria acreditar), estava capaz de matar um gajo, mas depois de dois calmantes e um pouco de spray no rabinho de Halibut lá continuamos.
         Como seria de esperar e na parte que me toca, para começar bem o ano, fui com o pneu da frente furado, com mais de 5 paragens para o ir enchendo, causando-me mais um trambolhão, a cerca de 4Km da meta, numa descida para o pessoal do Downhill, que me rebentou com a corrente (imaginem bem o tombo), valendo-me a colaboração do pessoal de Vizela e um elemento da organização.
Enfim depois de todas as peripécias lá terminamos.
         Em termos gerais, foi um passeio muito bem organizado, com o abastecimento bastante bom (sandes de porco), muito bem marcado, pessoas simpático e com um almoço divinal, simplesmente extraordinário, muita comida, muita fruta, bebidas, muitos bolos, indescritível. (cfr. foto).
        Da praxe ficam as fotos, para mais tarde recordar, e esperamos com mais companhia dos mancos da Ecobike.
   Ass: Tojo